Wagner da Silva
Rio Fortuna

O Natal dos servidores da prefeitura de Rio Fortuna não será tão minguado quanto se imaginava há cerca de três meses, quando, por pouco, a administração não precisou fechar as portas por conta da queda brusca na arrecadação e a crise mundial.
Mais aliviado em relação as finanças do município, o prefeito Silvio Heidemann (PP) já marcou até data para o pagamento do 13º salário: a próxima segunda-feira. O planejamento só foi possível por conta do aperto no cinto, especialmente nos primeiros três meses deste ano.

Agora, o superávit de cerca de R$ 240 mil equilibrou as contas. “Como a queda na arrecadação foi muito grande, ficamos receosos de não conseguir o valor para o 13° salário. Mas a ordem de economia foi levada ao pé da letra por todos os servidores e secretários. Agora, estamos mais tranquilos”, comemora Heidemann.
Além do salário de novembro e do 13° integral, o prefeito anuncia também que os vencimentos do próximo mês serão pagos antes do Natal, como forma de presentear os trabalhadores. “Eles mostraram amor pela cidade e fizeram a diferença neste ano difícil”, elogia o prefeito.

Outro mimo de fim de ano aos servidores será as férias nos dois primeiros meses de 2010. Parte dos trabalhadores folgará em janeiro e o restante em fevereiro. Heidemann optou pelo esquema de revezamento para não prejudicar o atendimento ao público.
“No começo do ano, praticamente todo o governo estará em ritmo mais lento e não há como encaminhar projetos e pedidos de recursos, por exemplo. Então, vamos aproveitar para economizar e retomar em março com mais ânimo”, justifica o prefeito.

Planejamento para 2010

No próximo ano, o prefeito de Rio Fortuna, Silvio Heidemann (PP), já traçou algumas metas que pretende tornar realidade já no primeiro semestre. Entre os projetos a serem desenvolvidos, está o início da construção da creche modelo. A obra deveria ter começado neste ano, mas em função da burocracia, ficou para 2010. O projeto tem custo orçado em R$ 1,6 milhões.