Ordem de serviço foi assinada na tarde desta segunda-feira (7). Araújo Construções tem prazo contratual de três meses para finalizar a obra - Foto: Marcelo Becker | Prefeitura de Tubarão

A Araújo Construções, de Criciúma, já está com a ordem de serviço para a construção do deck aos fundos dos casarios da Rua Lauro Müller revitalização da Praça Orlando Francalacci na ‘mão’. O documento foi assinado nesta segunda-feira (7) pelo prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli. O serviço inicia nos próximos dias.

A estrutura iniciará na Praça Centenário (do chafariz), passará por trás dos casarios antigos e finalizará na Praça Orlando Francalacci. O deck terá seis metros de largura e pouco mais de um 1,20 metro de comprimento. Os trabalhos iniciarão pela limpeza do terreno, hoje tomado pelo mato e pelo lixo.

A Araújo Construções, de Criciúma, iniciará os trabalhos nos próximos dias com a limpeza do espaço, hoje totalmente tomado pelo mato e pelo lixo – Foto: Marcelo Becker | Prefeitura de Tubarão

Conforme o contrato, a Araújo Construções deverá finalizar o trabalho em três meses. A obra foi licitada pelo valor de R$ 1.361.049,28 e será paga por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Felipe Estevão. O recurso, na ordem de R$ 1,5 milhão, foi oficializado em novembro de 2020 e repassado no dia 3 de setembro do ano passado para o município.

O projeto também prevê a reparação da praça Orlando Francalacci, com melhorias no muro de arrimo e substituição de todo o pavimento. A intenção é que o local se torne um novo ponto turístico e de encontro entre amigos e famílias, a exemplo do que ocorreu com a construção da passarela Ângelo Antônio Zaboti e as rampas náuticas construídas abaixo dela.

“Estávamos devendo essa obra para a cidade há algum tempo, ainda mais depois do sucesso da passarela Ângelo Zaboti e das rampas náuticas. Continuamos envolvidos com esse olhar especial para o nosso maior patrimônio que é o Rio Tubarão”, valoriza o prefeito Joares Ponticelli.

A obra consiste em um deck de madeira sobre uma estrutura de concreto armado entre a Praça Centenário (do chafariz) até a Praça Orlando Francalacci – Foto: Reprodução

A solenidade foi prestigiada pelo vice-prefeito, Caio Tokarski, os vereadores Estêner Soratto da Silva Júnior e Valdir Antunes, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Tubarão e Região (Sindilojas), Walmor Jung Júnior, o deputado estadual Felipe Estevão e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão, Rafael Gomes Silvério.

 

Atraso
As obras do novo deck na beira rio de Tubarão deveriam ter iniciado em janeiro deste 2022. Contudo, a licitação foi suspensa em duas ocasiões no ano passado. Na primeira tentativa de realizar o certame, em 3 de dezembro, uma das empresas interessadas impugnou o edital em função da defasagem de alguns materiais exigidos para a obra.

Como orçamento foi feito em abril e a licitação lançada em outubro, realmente verificou-se que havia necessidade de atualização de alguns valores. Isso foi feito e o processo lançado novamente para 21 de dezembro de 2021. Mas desta vez foi o Tribunal de Contas do Estado (TCE) que se manifestou.

Conforme orientação do tribunal haviam problemas na planilha orçamentária, no cronograma físico-financeiro e na tabela de composições do edital. Tudo foi novamente corrigido e o edital relançado, pela terceira vez, com a homologação do resultado agora, neste começo de fevereiro de 2022.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul