Reunião itinerante foi realizada pela primeira vez na Cidade Azul. Conselheiros visitaram os principais pontos culturais do município, como o Monumento à Anita Garibaldi, na localidade de Morrinhos.

Tubarão

Pela primeira vez, integrantes do Conselho Estadual de Cultura realizaram a reunião itinerante mensal em Tubarão. Os conselheiros visitaram algumas atrações ligadas à cultura e história nacional e mundial ontem.

O prefeito Joares Ponticelli recepcionou o grupo e ressaltou a importância de valorizar o patrimônio cultural do município. “Temos grandes atrações em Tubarão que precisam de mais atenção. O museu Willy Zumblick, onde estão várias de suas obras, é um deles. O local de nascimento de Anita Garibaldi também. Anita é venerada em toda a Europa e aqui em nossa cidade temos só um pequeno memorial. Daqui a quatro anos teremos o bicentenário de nascimento de Anita e precisamos de algo grandioso pra celebrar essa data”, destaca o prefeito.

No roteiro de passeio, Morrinhos foi o último ponto a ser visitado. O grupo ficou admirado com o tubo de um canhão italiano e inscrições que indicam que Anita ali nasceu. No Museu Willy Zumblick, o sentimento ao observar cada tela do artista plástico era de fascinação. Uma das telas mais comentadas foi a da passagem da Bandeira do Divino, justamente um dos temas que Willy mais gostava de pintar.

Na parte da tarde o Conselho Estadual de Cultura realizou o último evento do cronograma da passagem por Tubarão. Na sede da Amurel, o grupo realizou a reunião itinerante cuja pauta tratava de vários temas do dia a dia da entidade.