Wagner da Silva
Braço do Norte

Os roubos registrados nos últimos meses em Braço do Norte entraram na pauta da reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). O grupo pedirá apoio às classes representativas do município para minimizar o problema.
Para 2010, a entidade estuda a aplicação de medidas que incentivem as denúncias, por meio do Disque Denúncia 197 e do 190, da Polícia Militar. A segunda proposta é a instalação de câmeras de segurança em locais estratégicos do município.

A ideia do Conseg é buscar apoio de vereadores, comerciantes e empresários para a instalação de dez equipamentos. Apesar do custo parecer alto – os primeiros orçamentos variaram entre R$ 40 e R$ 50 mil -, o presidente do conselho, Bruno Heidemann, considera a alternativa uma das mais eficientes para fiscalizar. “É comprovado que os locais que possuem câmeras tiveram maior rapidez na solução de crimes”, justifica Bruno.

Os equipamentos seriam instalados em pontos considerados de maior risco e também nos acessos ao município. O monitoramento seria feito pela Polícia Militar. A entidade deve iniciar as articulações ainda este ano, para que no início de 2010 as ações possam minimizar o problema.