Quando o assunto é manter a presença online, muita gente fala em criar um blog, um site, canal de vídeo ou outro meio de manter contato com os usuários e clientes. 

No entanto, se há uma ação que pode gerar vários resultados positivos para qualquer estratégia de Marketing Digital é a criação de uma Landing Page.

Para quem ainda está dando os primeiros passos para tornar o seu negócio mais presente na internet, é importante saber que uma Landing Page consiste em uma das principais maneiras para captar novos clientes. 

Se você já ouviu falar nos leads, que é aquela parcela do público que demonstra interesse pelo seu produto ou serviço, saiba que as Landing Page são perfeitas para atraí-los e, mais tarde, convertê-los em clientes.

Tudo isso é possível porque essas páginas possuem como foco principal a atração e são muito mais simples que um site ou blog tradicional. 

O que é uma Landing Page afinal? 

Não é à toa que as Landing Pages recebem esse nome que em português pode ser traduzido como “Páginas de Aterrissagem”. Por outro lado, também são chamadas de “Páginas de Capturas”. 

Esse nome se deve ao fato de que os usuários acabam “aterrissando” nas mesmas após virem de outro canal ou como ocorre na maioria das vezes, por meio de links externos. 

As Landing Pages contam com poucos elementos visuais e possuem o propósito de captar a atenção de forma rápida e objetiva dos leads. 

É nessa hora que você fala: “Mas eu já tenho um blog e um site, tenho uma boa hospedagem e um registro de domínio, acho que eu não preciso construir uma Landing Page.” 

Os principais objetivos das Landing Pages

Embora investir na criação de um site ou blog seja essencial para qualquer negócio, é importante saber que cada um tem o seu objetivo particular, assim como as Landing Pages.  

Pois bem, o fato é que essas Páginas de Captura podem ser muito úteis para fazer o seu lead avançar na jornada de compra. Elas possuem menos distrações que um blog e um site e vão direto a um assunto específico, fazendo o cliente realizar uma ação.

Por exemplo, se você quer segmentar melhor o seu público e oferecer para ele conteúdo exclusivo a respeito do seu negócio, uma Landing Page atua como um espaço para ele assinar um formulário demonstrando interesse em suas postagens ou no seu produto.

Em suma: uma Landing Page é o espaço onde você vai captar e incentivar o seu cliente a praticar uma determinada ação, com uma mensagem rápida e objetiva.

A criação de Landing Pages

Hoje em dia você tem à disposição ferramentas gratuitas e pagas para a criação da sua Landing Page. Tais ferramentas facilitam o seu trabalho de criação por meio de templates criativos.

Além disso, como a proposta desse tipo de página é falar muito com poucos recursos, o processo de criação é geralmente rápido e intuitivo. Por isso, confira abaixo algumas ferramentas que você pode utilizar para ter a sua Landing Page. 

Instapage

Em uma época em que as ferramentas web prezam pelo caráter intuitivo e amigável, o Instapage cumpre bem o seu papel. Ele é fácil de usar e apenas com o recurso do “arrasta e solta” você pode ter a sua Landing Page.

Essa ferramenta apresenta uma interface com mais de 100 modelos de templates para o seu projeto. Além disso, os layouts são destinados para os mais variados tipos de objetivos.

Sendo assim você pode ter uma Landing Page para a divulgação de um evento, a venda de um e-book ou a inscrição em um webinar. Enfim, alternativas não faltam.

Unbounce

Em se tratando de variedade de templates, o Unbounce também merece destaque. Outra vantagem dessa ferramenta é permitir a criação de páginas com design responsivo.

Em uma época em que smartphones, iPhones e demais dispositivos móveis reinam absoluto, não custa lembrar que qualquer projeto na web deve priorizar a responsividade em seu layout, inclusive as Landing Pages.

Esse software também oferece a possibilidade de você efetuar testes A/B com o intuito de mensurar quais páginas oferecem maior capacidade de conversão.

O preço para você adquirir o Unbounce justifica a qualidade dessa ferramenta, mas você pode contar com ela gratuitamente em um período de 30 dias.

LeadPages

Assim como o Unbounce, essa ferramenta também traz a possibilidade para a realização de testes de conversão. Atualmente ela é uma das mais utilizadas por empreendedores dos mais variados segmentos. 

Outro serviço interessante do LeadPage é possibilitar que o usuário crie formulários de inscrição, que são os chamados Leadboxes. Eles aparecem todas as vezes que alguém acessa a sua página.

Se o seu objetivo, por exemplo, é adquirir assinaturas dos leads que querem receber conteúdo via e-mail marketing, esse recurso “cai como uma luva” para os seus propósitos.

Klickpages

Excelente ferramenta para quem ainda é iniciante, pois o Klickpages é amigável e também possibilita a utilização de templates já existentes. 

Outro recurso interessante é a capacidade de organizar o seu conteúdo por meio de pastas. Por meio desse recurso fica mais fácil administrar o gerenciamento dos seus contatos.

O Klickpages é fácil de ser utilizado devido ao seu recurso de arrastar e soltar. Outra grande vantagem são as integrações com outros programas e ferramentas como o Mailchimp e o Hotmart. 

Conclusão

Os blogs e os sites institucionais são indispensáveis para assegurar a sua presença online, porém, quem tem mais chances de fazer o cliente partir para a ação de compra e converter mais leads são as Landing Pages.

Por isso, na hora de elaborar a sua estratégia de Marketing Digital, olhe com carinho para as Landings Pages. Como você viu, ferramentas não faltam para você desenvolver a sua.