Florianópolis

O financiamento de campanhas eleitorais femininas é um dos temas do Congresso de Liderança Política Feminina, que será realizado nos próximos dias 3 e 4 em Florianópolis. O evento, organizado pelo TRE-SC e pela Alesc, busca promover reflexões sobre temas envolvendo a participação das mulheres na política.

Para Denise Schlickmann, secretária de controle interno e auditoria do TRE-SC e uma das palestrantes no painel Fundos Públicos e o Financiamento de Campanhas Femininas, a questão é tão importante que, a partir das eleições de 2018, todos os recursos públicos aplicados em campanha eleitoral devem – obrigatoriamente – ser destinados em no mínimo 30% para o financiamento exclusivo de campanhas de mulheres. “Essa importante conquista está em risco a todo o tempo, em especial quando se está diante de um quadro de incerteza política quanto à reforma eleitoral e de severa restrição de recursos. O momento de discutir a liderança política feminina não poderia ser mais propício”, observa.

O painel será mediado pelo procurador regional da república, José Jairo Gomes, e contará também com a participação de Lígia Limeira, secretária judiciária do TRE-RN, e de Polliana Pereira dos Santos, assessora do ministro do STF Edson Fachin. Além do financiamento de campanhas, o Congresso terá painéis que abordarão políticas públicas para mulheres, representatividade das mulheres na política e experiências de liderança na gestão pública.

A organização do evento está a cargo da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina, por meio de seu diretor, juiz Wilson Pereira Jr., e da Escola do Legislativo catarinense, pela sua presidente, deputada Marlene Fengler.

Congresso terá oficinas e lançamento de edição especial da Revista Resenha Eleitoral

As participantes do Congresso também poderão se inscrever em cinco oficinas: Semeando Margaridas; Procuradoria da Mulher; Empreendedorismo Feminino e Política; Liderança Feminina na Política: desafios e estratégias; e Elas pedem vista – Juíza e debate sobre discriminação e igualdade de gênero. Durante o evento, ocorrerá ainda o lançamento de uma edição especial da revista científica ‘Resenha Eleitoral’, intitulada ‘Liderança e Participação Política das Mulheres’, bem como a exposição ‘Arte por Elas’, com obras de artistas catarinenses. As inscrições para o Congresso podem ser realizadas no site do TRE-SC e da Alesc.