Apesar dos desafios que o setor enfrenta, como a pressão de custos, a inflação e o aumento da taxa de juros, a confiança do industrial catarinense segue em alta. A confirmação está retratada no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), apurado em Santa Catarina pelo Observatório Fiesc. O índice aumentou 2,6 pontos em junho, o dobro do avanço da média nacional no período, resultado que coloca o ICEI catarinense novamente próximo à média nacional, após cinco meses consecutivos em patamar abaixo.

O ICEI nacional também ficou no nível mais alto do ano em junho – atingiu 57,3 pontos em Santa Catarina, o que indica mais confiança entre os empresários industriais catarinenses. O Índice de Condições Atuais apresentou o primeiro resultado do ano acima dos 50 pontos, o que indica uma percepção de melhora em relação às condições atuais da economia brasileira na comparação com os seis meses anteriores.

O indicador referente às expectativas para os próximos seis meses também apresentou o maior valor de 2022, o que aponta maior disseminação do ambiente de otimismo futuro entre os empresários industriais do estado. O levantamento mostra que, de maneira geral, as políticas fiscais de isenção tributária impactaram positivamente a percepção dos industriais. Embora o cenário de aumento na taxa de juros e gargalos logísticos de caráter global se mantenham, iniciativas do governo federal para acomodar as expectativas de inflação de curto prazo tiveram um impacto positivo na confiança do empresário.

Já o indicador referente às expectativas para os próximos seis meses apresentou o maior valor para o ano de 2022, o que simboliza uma maior disseminação do ambiente de otimismo futuro entre os empresários industriais do estado. Embora no ano a Indústria em Santa Catarina venha apresentando queda na produção, incentivada sobretudo pelo maior nível global dos preços de insumos e commodities, a recuperação nacional nas vendas do Comércio e na prestação dos Serviços podem orientar a atividade econômica no segundo semestre de 2022.

Polícia Militar

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) recebeu um importante reforço nos serviços de enfrentamento à criminalidade. São 164 novas viaturas, 11.250 pistolas, 649 câmeras de leitura de placa veicular e 1.107 câmeras do Projeto Bem-te-vi. Os equipamentos que garantem mais segurança para os agentes e cidadãos fazem parte do Programa SC Mais Segura. A entrega beneficia 78 municípios de todas as regiões, com investimento de R$ 49 milhões. Essas novas unidades eram Companhias ou Guarnições Especiais, e a partir de agora terão nível organizacional de um Batalhão, por sua importância estratégica.

Exposuper

A Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção
Catarinense de Supermercadistas chega a sua 33ª edição e vai até o dia 23 de junho, na Expoville, em Joinville. O evento, realizado pela Acats, que comemora 50 anos em 2022, teve a presença do governador Carlos Moisés na nolite de abertura. “O Estado aplicou normas necessárias para a saúde pública, mas os empreendedores não precisaram fechar e continuaram gerando riqueza. Um equilíbrio muito importante entre o público e privado”, disse o governador.

Fake News

O Sincofaz, entidade que representa os auditores estaduais de finanças públicas em Santa Catarina, lançou recentemente uma campanha de combate às fake news. A iniciativa foi apresentada ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB). O Sincofaz tem buscado o apoio de poderes e órgãos para o desenvolvimento da campanha. A iniciativa já foi apresentada ao Tribunal de Justiça (TJSC), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

André Esteves

O chairman do BTG Pactual, André Esteves, ministrará palestra durante encontro presencial promovido pela Fiesc nesta quinta-feira, 23, às 18 horas, em Florianópolis. Ele vai abordar a visão do mercado financeiro sobre as perspectivas políticas e econômicas do país. O evento é exclusivo para convidados. André Esteves também é sócio sênior e controlador do BTG Pactual. Ele iniciou sua carreira no banco em 1989 na área de tecnologia e em 2008 fundou o BTG Investments, que recomprou o Pactual em 2009, formando o BTG Pactual.

Digitalização

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) aboliu o uso de papel na tramitação de processos internos, graças à implantação de um sistema de gestão digital de documentos. O objetivo é melhorar e acelerar o atendimento às demandas apresentadas à autarquia pelos mais de 22,7 mil médicos registrados. Em paralelo, o CRM-SC aposta na melhoria dos processos internos, ao aderir ao Excelência SC – Programa Catarinense de Excelência e está implantando o Modelo de Excelência na Gestão, ferramenta que tem como base a adoção de melhorias contínuas no dia a dia das operações de empresas, instituições públicas e entidades.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Pelo Estado