Wagner da Silva
Santa Rosa de Lima

Está marcado para este domingo a conferência que retomará as discussões dos projetos de desenvolvimento para em Santa Rosa de Lima. O debate iniciou em 2008 e definiu a criação de um plano de crescimento para os próximos dez anos. Desde então, reuniões nas comunidades foram realizadas para que as prioridades de cada uma fossem assinaladas.

O planejamento sustentável da propriedade rural, programas de melhoramento de pastagem e produção de leite, agregação de valor aos produtos locais e a criação de um órgão ambiental no município foram os quatro temas apontados como principais.
Segundo o secretário de agricultura e meio-ambiente da prefeitura, Remi Beckhauser, aproximadamente 350 famílias fizeram parte da elaboração do documento que será o caminho para o desenvolvimento do município na próxima década.

O encontro deste domingo é promovido pelo Conselho do Plano Municipal da Agricultura (Conplama), com o apoio do comitê gestor, e será realizado no antigo salão paroquial, às 8h30min.

Documento embasará futuras ações

O planejamento traçado para nos últimos dois anos pelas famílias rurais de Santa Rosa de Lima servirá para embasar as futuras ações a serem desenvolvidas no município.

“Este documento será a base para os novos projetos a serem implementados. Toda a programação de investimentos será analisada e ajustada em conformidade com o plano. Os obstáculos que surgirem daqui para frente serão deliberados democraticamente com a comunidade e acrescidos no plano”, antecipa o secretário de agricultura e meio-ambiente da prefeitura, Remi Beckhauser.

O comitê gestor Conselho do Plano Municipal da Agricultura (Conplama) é formado, atualmente, por representantes da prefeitura, câmara, CDL, Epagri, Cresol, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Centro de Formação em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável das Encostas da Serra Geral e Sintraf.