Imbituba

As 108 bibliotecas públicas selecionadas para participar da nova fase do Conecta Biblioteca em 2018 foram anunciadas recentemente pela A ONG Recode e a Caravan Studios. O programa busca estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades, por meio das bibliotecas públicas. Ao todo, 272 unidades completaram a inscrição. Entre elas, a de Imbituba. O edital com os critérios de seleção e a listagem completa das selecionadas está disponível no site www.recode.orp.br/conectabiblioteca.

Os cerca de 200 participantes das duas fases do programa irão se reunir durante o II Encontro Nacional Conecta Biblioteca, em maio, no Rio de Janeiro. Além de compartilhar boas práticas, o encontro dará início à formação dos profissionais em ‘Pesquisa da Comunidade’, etapa inicial para identificação das demandas da população para o equipamento cultural. Ao longo dos programas, a formação ainda irá contemplar temas como estratégias de comunicação, gestão participativa e articulação.

“Um dos objetivos do programa é contribuir para a sustentabilidade das iniciativas propostas, dando protagonismo aos profissionais de bibliotecas como agentes de transformação social. Isso reforça o potencial da iniciativa para contribuir com políticas públicas de valorização do livro, leitura e acesso a informação e educação”, comenta o presidente da ONG Recode, Rodrigo Baggio.
Uma das expectativas do Conecta Biblioteca é o aumento de 60% no número de usuários das bibliotecas participantes, pelo menos 1/3 desse crescimento representado por jovens entre 14 e 29 anos.

Foram selecionadas bibliotecas estaduais e municipais em 24 Estados, 16 na Região Sudeste, 12 no Sul, 16 no Centro-Oeste, 36 no Nordeste e 28 no Norte. A convocação foi aberta aos municípios com até 400 mil habitantes, com no mínimo três computadores voltados ao uso da comunidade e conectados à Internet. Também era requisito ter cadastro atualizado junto ao sistema nacional de bibliotecas públicas e sistemas estaduais.