Fotos dos animais causaram discussão no Facebook
Fotos dos animais causaram discussão no Facebook

 

Thiago Oliveira
Laguna
 
Dar atenção especial aos animais de rua sempre foi visto como prioridade pela população da Amurel. Tanto que algumas cidades já dispõem  de locais para isso. E, quando o tratamento oferecido não é o adequado, a cobrança é grande.
Em Laguna, o assunto virou polêmica inclusive na internet. A Sociedade Lagunense de Proteção aos Animais (Solpra) acusa a prefeitura de descaso com o abrigo municipal de animais.
 
Kellin Speck, voluntária da Solpra, conta que visita o canil regularmente para verificar o estado dos bichos. “Minha última visita foi na segunda-feira  da semana passada e eu vi que os cachorros estão em estado lastimável. A maioria está com sarna ou feridas”, lamenta.
 
Edden Araújo, presidente da ONG, revela que a Solpra já ingressou com uma ação civil pública duas vezes contra a prefeitura, e que está propensa a abrir mais uma. “Eles só obedecem quando nós entramos na justiça. Só quando o juiz dá um prazo para que os animais sejam cuidados”, afirma Edden.
 
Segundo Kellin, animais que chegaram em boas condições ao canil estão em péssimo estado. Além disso, ela cita que a maioria está abaixo do peso, por falta de ração. “Eles recolhem cachorros em estado ruim, mas ficam ainda piores e, depois, misteriosamente desaparecem”, denuncia a voluntária.
 
A secretária de saúde de Laguna, Tanara Cidade de Souza, negou e rebateu as acusações da Solpra. “É a quinta, sexta vez que eles fazem isso. O abrigo recolhe um número grande de cães. Eles são castrados e muitos são doados. E quem adota cães assina um termo de doação, para termos controle”, garantiu Tanara.
 
“É impossível recolher cães bonitos”
A secretária de saúde da prefeitura de Laguna, Tanara Cidade de Souza, afirmou que a situação dos animais não mudou desde de que foram recolhidos, ou seja, os que estão com aparência ruim já estavam assim. “É impossível recolher cães bonitos, eles estão doentes, com sarna, as pessoas pediam para que tirássemos eles das ruas por causa disso”, justifica.
Tanara também nega a falta de comida. “A ração é mais que suficiente para os cachorros. Recebemos um pouco, e complementamos o que falta. Sempre tem alimento. Agora, estamos introduzindo o arroz, já que eles estão acostumados com resto de comida, e muitas vezes não querem comer a ração”, conta. 
A secretária lamenta as críticas recebidas, e afirma que os comentários vêm apenas de uma parte da população. “Claro que o canil tem problemas, mas a gente está tentando. Só falam do lado negativo, e isso é decepcionante. A população é atendida”, desabafa.
 
Discussão na internet
O assunto também ‘correu solto’ na rede. No Facebook da Solpra, são publicadas diversas fotos dos animais da cidade, inclusive do canil. Nos comentários, os usuários criticaram as condições do abrigo. “Mais um apelo começando, quando que isto vai mudar? O canil está um lixo e a situação dos animais pior ainda. Quem acompanha e faz a fiscalização sabe da situação, os animais chegam ruins e, por incrível que pareça, no canil ficam piores”, comentou um usuário. “Lamentável. Não podemos nem chamar isso de canil, parece mais um curral. Mas nem me surpreendo mais, se a nossa cidade está abandonada, imagina esses pobres bichinhos”, citou outro participante.