Concursados de Capivari de Baixo: Aprovados protestam hoje na câmara de vereadores

Zahyra Mattar
Capivari de Baixo

Hoje, às 19 horas, os aprovados no concurso público da prefeitura de Capivari de Baixo seguem com faixas para a câmara de vereadores. O objetivo é repetir o protesto feito ontem de manhã, em frente ao prédio do executivo municipal. O grupo reivindica explicações quanto ao pleito, homologado em agosto do ano passado.
Até agora, nenhum dos aprovados foi chamado para ocupar a vaga a que concorreu.

Semana passada, o grupo impetrou um mandado de segurança para impedir a contratação de profissionais em caráter temporário (ACTs). Eles alegam que algumas funções são preenchidas por contratados, enquanto outros serviços, caso da coleta de lixo, são feitos por empresas terceirizadas.
A prefeitura anunciou ontem que o jurídico irá manifestar-se sobre o assunto esta semana. A alegação é que há irregularidades no pleito. Porém, conforme as advogadas contratadas pelos aprovados, Tatiana Petrov e Francieli Minosso, não há qualquer impedimento legal. A dupla foi até o fórum e constatou não haver nenhuma ação que impeça a efetivação dos aprovados.

Os coordenadores do movimento, Douglas Martins Antunes, aprovado para a Guarda Municipal, e Rafaela Fernandes Martins, para uma vaga de professora, garantem que o grupo apenas quer resolver a questão. “O protesto é tão legítimo quanto as vagas para as quais fomos aprovados. Amanhã (hoje), vamos para a câmara pedir apoio político à causa. É nosso futuro que está em jogo”, pontua Rafaela.