A primeira igreja está localizada no alto do morro do Farol  -  Foto:Marco Bocão/Prefeitura de Laguna/Divulgação/Notisul
A primeira igreja está localizada no alto do morro do Farol - Foto:Marco Bocão/Prefeitura de Laguna/Divulgação/Notisul

Laguna

O nome da localidade não poderia ser outro, Santa Marta, na história bíblica corresponde ao acolhimento e hospitalidade. A região, em Laguna, recebe a cada ano milhares de turistas fascinados pela sua beleza e receptividade. A partir de segunda-feira a comunidade homenageará sua padroeira Santa Marta, com a tradicional festa na igreja da Prainha.

O Cabo de Santa Marta ganhou esse nome em 1502, quando, segundo o historiador Lucas Boiteux, o comandante André Gonçalves teria chegado à região na época que se festeja Santa Marta, conforme o calendário romano. No alto do morro há décadas foi construída uma pequena capela para Santa Marta para proteger moradores da comunidade pesqueira e navegadores. 

Considerado o um local perigoso para navegação foi cenário de muitos naufrágios. Em 1891, o Ministério da Marinha finalizou o prédio do farol, sua luminária é capaz de guiar quem está distante 85 quilômetros.

As embarcações aprenderam a observar o feixe vermelho da luz voltado para o sul que indica a posição exata da Pedra do Campo Bom, a Laje da Jagua. A traiçoeira formação rochosa havia afundado o navio de Giuseppe Garibaldi, 52 anos antes, durante a Revolução Farroupilha. 

Programação
•Segunda-feira (23) – 19h30min – Abertura da festa. Missa com Padre Avelino, participação Calegari.
•Terça-feira (24) – 19h30min – Novena com Antonio (Pito). Participação Coral São Pedro e Livia.
• Quarta-feira (25) – 19h30min – Novena com terço dos homens Ponta da Barra.
Quinta-feira (26) – 19h30min – Novena com Movimento de Irmãos de Laguna.
•Sexta-feira (27) – 19h30min – Terço dos homens da Passagem da Barra.
•Sábado (28) – 20 horas – Transladação saindo do Zico (Tutu). Novena com o grupo de oração Salmo 21 do Camacho. Logo após, às 23 horas, baile com o grupo Os Marcianos.
•Domingo (29) – 10 horas – Santa Missa com o Padre Domingos, participação do Coral Santa Marta. Logo após, almoço no salão paroquial. Depois do almoço terá bingão. Às 15 horas, procissão. Logo após, tarde dançante e a noite soarê com o grupo Os Marcianos.