A pesca do camarão entrará em seu período de defeso nesta quarta-feira (15) e estará proibida em todo o Complexo Lagunar até o dia 15 de novembro. O impedimento é para garantir a reprodução e crescimento da espécie nas lagoas do Camacho, Garopaba do Sul, Imaruí, Mirim, Santa Marta, Santo Antônio, Noca, Ribeirão Pequeno e Manteiga.

Nesse período fica proibido o uso de qualquer apetrecho de pesca para a captura do crustáceo. As redes de aviãozinho deverão ser retiradas das Lagoas pertencente ao Complexo Lagunar Sul e depositadas em locais fora desses ambientes.

A proibição é baseada na portaria 21/2009, do Ibama, que expressa a proibição da pesca do camarão branco e camarão rosa. A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Laguna realiza fiscalizações em campo, quase que diariamente. Segundo a PMA, apenas no ano passado foram apreendias mais de mil redes.

O desrespeito ao período do defeso é crime e o pescador que for flagrado capturando a espécie poderá ser punido com advertência, multas, apreensão do produto e até suspensão da embarcação. Os donos de estabelecimentos que vendem camarão devem registrar o estoque que já tinham antes do período para poder comercializar o produto.

Entre em nosso grupo do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/Notisul