A síndrome pré-menstrual (TPM) é um distúrbio frequentemente observado em mulheres adultas jovens e que gera um importante impacto na saúde física e mental. As flutuações emocionais decorrentes das alterações hormonais e que desaparecem logo após o início de um novo ciclo, afetam negativamente as atividades de vida diária.

Alguns dos sintomas relatados pelas mulheres são: baixa concentração, irritabilidade, nervosismo, desespero, inchaço e sensibilidade nas mamas, inchaço no abdômen, distúrbios do sono, enxaquecas, fadiga, vontade de comer doces, entre outros.

Muitos são os tratamentos para os sintomas da TPM, incluindo a pílula anticoncepcional, mas para isso, é importante que a mulher converse com o médico ginecologista para discutir qual a melhor estratégia para cada caso.

A mudança no estilo de vida através da prática de exercícios e alimentação adequada tem sido uma das mais importantes decisões no tratamento da TPM. Movimentar-se 3 vezes na semana por 30 minutos, já é suficiente para uma melhora dos sintomas da TPM.

A liberação das endorfinas proporcionada pela prática de exercícios, contribui para a redução do cortisol (hormônio do estresse) e melhora o estado de humor, trazendo uma sensação de relaxamento após a prática.

Contudo, é importante lembrar que por se tratar de um período mais delicado e no qual temos um aumento de progesterona, a mulher não se sente tão disposta para a prática de exercícios físicos e não é um momento para treinos intensos.

A baixa concentração e a fadiga podem desestimular as mulheres a manterem-se ativas durante esse período. Converse com seu treinador para ajustar as intensidades do treinamento, mas mantenha-se em movimento.

Além disso, evitar a ingestão de cafeína e açucares, gordura saturada e reduzir o consumo de sal, também auxiliam. Aumente o consumo de ômega-3, magnésio, zinco e vitaminas B e E. Busque a orientação de um nutricionista para encontrar essas fontes de alimentos e potencialize os cuidados com a sua saúde.

Escrito por: Ana Cristina Mendes
CREF 9486-G/SC
Personal Trainer na Ready Personal Trainers