Ana Cristina Mendes,
Sócia Proprietária da Ready Personal Trainers
Estúdio de treinamento personalizado

 

Muitas pessoas têm procurado treinos online, através dos aplicativos e aulas ao vivo, contudo precisamos levar em consideração alguns pontos importantes na escolha do melhor treino para cada usuário.

Na hora de buscar um treino online, é importante verificar se esse profissional é realmente um profissional de Educação Física. Existem vários blogueiros aproveitando o momento e colocando em risco a saúde das pessoas. Copiar um treino de quem já faz a muito tempo, quando você é sedentário, pode gerar lesões e até eventos cardiovasculares adversos.

Muitas vezes os usuários escolhem profissionais por serem famosos ou pela alegria e energia que estes demonstram durante as aulas, o que é ótimo, mas preste a atenção se durante a prescrição, esse profissional sempre dá dicas/opções mais fáceis ou mais difíceis de acordo com nível de condicionamento de cada um.

Algumas academias disponibilizam aplicativos para seus alunos, o que é ótimo, pois as aulas são montadas por professores qualificados que conhecem os clientes, gerando mais eficiência e segurança no treinamento. A Technogym dispõe de um app chamado Mywellness que permite a prescrição individualizada de treinos para cada usuário, de forma gratuita.

Em colaboração com o movimento #fiqueemcasa, a Technogym disponibilizou gratuitamente, por 30 dias, para que os usuários possam entrar em contato direto com os Master Trainers e possam ter um treino individualizado, respeitando o nível de condicionamento de cada um.

Outro ponto importante é o risco de lesões. As lesões ocorrem por vários motivos: técnica de movimento incorreta, carga excessiva, movimentos repetitivos, entre outros. Para evitá-las, o usuário precisa conhecer seus próprios limites e procurar executar exercícios que sejam confortáveis e fáceis.

Cuidado ao copiar os treinos disponibilizados por profissionais para seus clientes. Um exemplo são as lives nas redes sociais entre treinador e celebridade. Lembre-se, aquele treino foi pensado para aquela pessoa (artista), como uma forma de incentivar a prática de exercícios físicos, mas talvez não seja um treino seguro/adequado para você.

 

Listamos 10 dicas para fazer exercícios em casa de forma segura e manter-se ativo

1 – Você não precisa de material algum para começar, utilize o peso do próprio corpo.

2 – Coloque uma playlist que você curta e dance. Dançar melhora nosso estado físico e mental.

3 – Não fuja do compromisso com você mesmo. Lembre-se que exercício físico melhora nosso sistema imunológico.

4 – Esteja sempre com roupa adequada para a prática de exercícios físicos.

5 – Mantenha sua rotina de atividades, marque um horário diário para se exercitar. Pode ser antes das crianças acordarem ou no fim do dia, após encerrar as atividades do trabalho.

6 – Mantenha-se sempre hidratado, não somente durante os exercícios como durante todo o dia. Faça as contas: passe a ingerir pelo menos 35 ml por quilo de peso corporal.

7 – Utilize a tecnologia para ajudar você, mas escolha com cuidado as plataformas digitais que você vai seguir.

8 – Estimule a prática de atividades físicas nas crianças também. Crianças ativas tem mais chances de serem adultos mais ativos.

9 – Aos poucos, comece a investir em equipamentos e acessórios para montar a sua academia em casa

10 – Mantenha-se positivo. Pensamentos negativos aumentam nosso cortisol, hormônio do estresse que acaba baixando nossa imunidade.