Quem investe em um projeto na internet, vai se deparar com frequência diante de termos como leads e Inbound Marketing. Por isso, dê uma olhada nesse artigo e fique por dentro do significado e da importância deles.

Um blog, uma loja virtual ou um site institucional para o seu negócio necessitam de alguns requisitos básicos, um dele é o registro de domínio e se você ainda não tem o seu recomendamos a https://www.weblink.com.br/dominios, essencial para conferir personalidade e profissionalismo para o seu negócio. 

A hospedagem de sites também tem um papel importante, pois dependendo do tipo de serviço contratado, ela pode conferir mais segurança, backups diários, mais espaço em disco e um melhor desempenho para o seu site.

Mas mesmo diante de detalhes relevantes é pertinente saber conduzir o seu projeto de modo que ele consiga se comunicar perfeitamente com o público-alvo.

É aí que entram no processo o Inbound Marketing e as estratégias para a geração de leads.

Leads e a importância deles para o Inbound Marketing

Um dos aspectos básicos do Inbound Marketing é a geração de leads. É vantajoso que o seu site ou blog recebem uma enorme quantidade de acessos durante todo o mês. Mas você já parou para saber quem realmente são esses visitantes?

Já parou para pensar a respeito também sobre como e por que eles chegaram até ao seu site?

Se a resposta para tais questionamentos foi não, então o seu projeto online está sendo direcionado apenas para acumular acessos e não para tornar esses acessos um elemento rentável para o seu negócio.

É por isso que registrar um significativo número de acessos não significa gerar leads. Mas, afinal, o que (e quem são) esses tais de leads?

Pois então, de uma maneira bem sucinta, é possível afirmar que os leads são aquelas pessoas, que fazem parte do seu público-alvo, e demonstraram interesse no seu produto ou serviço ao tomarem conhecimento dele.

A geração de leads

O Inbound Marketing, que pode ser traduzido como “Marketing de Atração”, é um importante aliado quando o assunto é gerar leads.

A ideia básica para promover uma eficiente geração de leads é proporcionar o conteúdo de qualidade. 

Nisso todos concordam que em qualquer canal da web, sejam os vídeos no Youtube, um site, um blog ou nas redes sociais, o conteúdo é o combustível fundamental para gerar leads.

No entanto, de nada adianta disponibilizar o conteúdo mais relevante e atraente do universo se você não souber como utilizar os canais para divulgá-lo. Por isso, para obter uma eficiente geração de leads confira as dicas abaixo. 

Pense numa boa estratégia

Como você vai chegar nesses potenciais clientes? Quais ferramentas irá usar? E-mail marketing, redes sociais, blog? Ou todas elas juntas? 

Irá oferecer algum material em troca de um e-mail? Fará parceria com outras marcas ou empresas? 

Enfim, como você irá despertar a atenção do seu lead ao ponto dele querer criar um relacionamento com a sua empresa? Essas são as perguntas cruciais em uma estratégia de Inbound Marketing.

Pense na segmentação de público

Se o seu negócio, por exemplo, se baseia na venda de artigos de cozinha e culinária, saiba quem são as pessoas que necessitam e se interessam por esses materiais. Procure interagir com elas.

Para facilitar o processo de segmentação você pode criar uma persona, resumindo todas as características básicas do seu público de consumidores nesse personagem fictício.

Esse processo agiliza o processo de conhecer melhor quem são os seus clientes em potencial, facilitando elaborar melhor o conteúdo para eles e conferindo mais qualidade para a interação.

Atenção para as táticas de SEO

Se o Inbound Marketing pode ser chamado também de Marketing de Atração, as táticas de SEO correspondem em uma maneira de atrair mais leads para você. Como elas podem fazer isso?

A premissa básica é a utilização de palavras-chaves referentes ao seu conteúdo e que conferem para o seu projeto um bom ranqueamento nas páginas de resultados.

Otimização de imagens e uso de backlinks também fazem parte do pacote das técnicas de SEO.

Use o e-mail marketing

O e-mail marketing é certeiro, é personalizado e vai exatamente para quem demonstrou interesse em conhecer melhor o produto ou o serviço que você tem a oferecer.

Todavia, para ser eficiente, é fundamental que os e-mails sejam enviados de maneira organizada e planejada. Uma das melhores maneiras para obter esse planejamento é colocar em seu blog e site opções para os visitantes se cadastrarem em busca de mais conteúdos.

Utilize também uma boa ferramenta para a realização dos disparos dos e-mails. A Leadlovers, nesse caso, é uma boa alternativa. 

Conclusão

Hoje em dia, diante de tanta informação que a internet proporciona para o público, saber fisgar quem pode se interessar pelo seu negócio é o modus operandi do Inbound Marketing.

Por isso, a geração de leads adquire tanta relevância. Saiba como atraí-los e você verá sua carteira de clientes aumentar significativamente.