Como funciona a fertilização in vitro

Tubarão

A infertilidade pode ocorrer por muitos motivos e atrapalhar os planos de um casal na construção de sua família, mas devido ao avanço da medicina existem tratamentos eficazes que ajudam nesta dificuldade da gravidez. A Fertilização In Vitro (FIV) é dos mais conhecidos para ajudar casais a realizarem o sonho do primeiro filho, porém, algumas dúvidas sobre as etapas do tratamento podem surgir pelo caminho. 

Como o próprio nome sugere, o tratamento (que pode ser conferido no link: http://mae.med.br/fertilizacao-in-vitro/) consiste no recolhimento de óvulos e sêmen para gerar os embriões no laboratório, porém, não ocorre de um dia para outro. A mulher recebe medicamentos (hormônios) para estimular a produção de óvulos durante nove a 12 dias, que pode ser por meio de injeções ou via oral. Nesse período é feito o acompanhamento do crescimento dos folículos, que é onde desenvolvem os óvulos, e assim que atingem o tamanho médio, uma última medicação com o hormônio da gravidez (HCG) é aplicada para que dentro de 36 horas os óvulos sejam retirados.

A coleta é feita por meio do ultrassom transvaginal com uma espécie de agulha que aspira os óvulos. Já os espermatozoides são recolhidos no mesmo dia. No laboratório, a FIV pode ser feita de duas formas: a convencional, em que os óvulos e os espermatozoides são colocados juntos para que ocorra a fertilização espontaneamente; ou por injeção intracitoplasmática de espermatozoides, em que o embrionista injeta o esperma dentro do óvulo com ajuda de um microscópio. Após a formação dos embriões é aguardado cerca de três a cinco dias para o seu desenvolvimento e, então, após esse período são inseridos dentro da cavidade uterina. Depois de 12 dias é feito o teste para detectar a gravidez.

É importante saber
Um casal pode ser diagnosticado como infértil após um ano de tentativas sem sucesso. Mesmo assim, as chances de uma gravidez para um casal saudável são de 20% ao mês.
A infertilidade pode estar ligada a diversos fatores… Nas mulheres devido a endometriose, problemas na ovulação, alteração no útero, entre outros; já nos homens o problema pode estar ligado na formação, no transporte ou na ejaculação do sêmen. Por isso, que antes de escolher um tratamento para gravidez é importante consultar um ginecologista de sua confiança, pois ele terá um diagnóstico e indicará o melhor tratamento.c