Reunido virtualmente na tarde desta terça-feira (23) o Comitê Regional de Saúde, formado por secretários e técnicos de saúde dos municípios da Amurel, discutiu diversos temas relacionados ao combate do coronavírus na região. Além dos membros do comitê, alguns prefeitos participaram de parte da reunião que também teve a presença do promotor público, Dr. Osvaldo Cioffi Júnior. As decisões tomadas pelo comitê servirão de pauta para a assembleia geral dos prefeitos da Amurel, que ocorre nesta quarta-feira (24).

Os assuntos discutidos na reunião são referentes a liberações e as restrições de atividades, diante da pandemia de Covid-19. Os temas em pauta foram: liberação de treinos e participação de competições para os clubes profissionais de futebol e futsal; horários e normatização para funcionamento de bares, restaurantes e afins; normatização para funcionamento e ocupação de clubes, parques, pontos turísticos, praias e outros locais; atividades relativas ao esporte amador; regulação do uso de máscara na rua e em determinadas situações, com as devidas sanções.

A questão da liberação de alguns tipos de eventos, que também estava na pauta, foi adiada para ser discutida em um próximo encontro. Já outras atividades liberadas e que obedecem protocolos específicos, não sofrerão, a princípio, nenhuma alteração. O detalhamento, discussão e aprovação das medidas, para que sejam objeto de decretos municipais, serão realizados na assembleia de prefeitos.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Daisson José Trevisol, coordenador do Comitê Regional, as discussões giraram principalmente em torno de novas medidas restritivas, já que a região tem apresentado aumento do número de infectados com o novo coronavírus. “A ocupação dos leitos de UTI reservados para Covid-19 no Hospital Nossa Senhora da Conceição, chegou a 65% essa semana, o que coloca-nos em estado de atenção”, declarou Daisson.