O Brasil poderá ver o cometa Neowise no céu entre hoje (23) e 31 de julho, primeiro nas Regiões Nordeste e Norte, depois no Centro-Oeste, Sudeste e por último nos Estados da Região Sul. Isso se muitas situações se combinarem, como o tempo, por exemplo.

Ele ficará visível a olho nu ou com binóculos. O cometa poderá ser visto em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (24). O ideal é olhar à direita do ponto onde o Sol se põe, entre o fim da tarde e o início da noite.

O cometa Neowise é muito novo. Foi descoberto pela NASA em 27 de março deste ano e tem este nome porque foi detectado por um instrumento especial chamado de Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer.

Juntando-se letras marcadas surge o nome do cometa: Neowise. Mas tecnicamente, para os astrônomos, ele é o cometa C/2020 F3.

Cometas são corpos celestes formados basicamente de gelo e poeira cósmica. Acredita-se que surgiram na formação do sistema solar. O brilho e a cauda são consequências de passagens próximas ao Sol.

Algumas dicas para ver o cometa
– Procurar um local escuro, longe das luzes das cidades
– Confira a previsão do tempo para a noite para o lugar onde escolher
– O cometa começar a ser visto pouco depois do pôr do sol, perto da linha do horizonte
– Dá para ver a olho nu, mas você pode usar um binóculo, luneta ou telescópio para achar o cometa inicialmente
– O período de visualização por noite é de 1 a 4 horas, mas varia de um local para outro
Fonte: Climatempo
Foto: Socientífica

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul