Amanda Menger
e Zahyra Mattar

Tubarão

A recepcionista Isabel da Silva dos Santos já começou a pesquisar os preços dos presentes de Natal. Ontem, ela estava à procura de um calçado para a filha Letícia, de 2 anos. “Estou vendo algumas coisas, mas é provável que os presentes venham das ‘avós noéis'”, conta Isabel.
Letícia, como todas as crianças, quer brinquedos. “Um fogão para brincar de cozinhar costela”, explica a menina.

O entusiasmo de crianças como Letícia é que impulsiona o comércio nesta época do ano. Apesar da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em vários segmentos, como a linha branca e móveis, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão preferiu manter a expectativa de incremento nas vendas em 6%.
“Apesar de ter a redução do IPI dos móveis, ainda ficamos na faixa de 6%. Alguns segmentos terão uma margem um pouco maior”, estima o presidente da CDL, Walmor Jung Júnior. É o caso dos eletrônicos, como máquinas fotográficas e televisores, e itens de informática, como os notebooks.

Com uma ‘ventania’ soprando tão à favor do lojistas, o presidente da CDL estima que este será o melhor dezembro dos últimos quatro anos. “Em 2008, tivemos a crise mundial. O reflexo foi certeiro sobre o comércio. A estimativa era de 4% do incremento nas vendas. Tubarão alcançou 4,75%”, relembra Walmor.
O otimismo de Walmor é compartilhado por empresários como Isaac Tonon. “No ano passado, o clima prejudicou um pouco. Acredito que este ano será bem melhor. Estamos com uma expectativa muito boa”, afirma Isaac.

Papai Noel chega hoje à noite

O Bom Velhinho chegará a Tubarão hoje à noite. Ele sairá da antiga rodoviária e irá de trenó até a Casa da Cidade, que servirá de ‘residência’ na Cidade Azul. No palco montado na praça Pery Camisão, o prefeito Manoel Bertoncini (PSDB) passará a chave da cidade ao Papai Noel. Em seguida, começará a apresentação do Mix Cultural, com a banda marcial do Colégio Dehon e o Coral Municipal.

Uma das novidades da decoração natalina será uma cabeça de Papai Noel com três metros de altura. De sua boca, sairá uma correia de seis metros que circulará transportando presentes. Além disso, serão mais 15 imagens do Noel espalhadas pela cidade. O comércio passará a trabalhar em horário especial até o dia 24. Durante a semana, até as 22 horas. Nos sábados até às 17 horas e nos domingos, das 17 às 22 horas.