O comércio de Tubarão abrirá em horário especial no próximo sábado (10), até as 17 horas, o que permitirá mais tempo para comprar os presentes para o Dia das Crianças. A data é a penúltima do ano que antecede o período natalino.

Com isso, as expectativas de vendas são positivas. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) projeta um aumento de 5%.

Um levantamento da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC) aponta que a maioria dos lojistas catarinenses acredita que o resultado das vendas do comércio para o Dia das Crianças será maior ou igual ao desempenho registrado ano passado, com o tíquete médio em cerca de R$ 150,00.

A melhora na previsão deve-se, em grande parte, segundo análise da FCDL, ao ciclo de corte de juros mantido pelo Banco Central, atualmente em 2%, e ao controle da inflação, que permanece dentro da meta.

Conforme a consulta efetuada pela FCDL junto aos lojistas, 78% responderam que as vendas devem ser iguais ou melhores em comparação a 2019.

Sobre a expectativa de crescimento, 41,5% apontaram um aumento de até 3% e 63,2% estimaram o tíquete médio de R$ 150,00. Quanto ao funcionamento das lojas, 52% dos entrevistados manifestaram que atendem tanto de forma física quanto on-line, com 62% planejando algum tipo de promoção.

Entre os itens mais procurados, os brinquedos lideram, com 32,1%, seguidos por roupas (21,5%) e calçados (15,6%).  A consulta da FCDL/SC foi realizada com empresas associadas nas 20 cidades de maior potencial de consumo.

“Outro fator determinante deste otimismo é a retomada do ritmo de consumo das famílias e a liberação do crédito emergencial. O Dia das Crianças e o Dia das Mães são as melhores datas para o varejo antes do Natal”, ressalta o presidente da CDL Tubarão, Rafael Gomes Silvério.

Ele lembra, ainda, que durante a pandemia foram lançadas pela FCDL as campanhas como ‘Comércio Consciente’, disseminando a importância das práticas que podem preservar a saúde dos envolvidos, e ‘A gente se reinventa’, para estimular o comércio local e fomentar a economia de cada município, ambas encampadas pela CDL Tubarão.

“É preciso sempre reforçar que todas as normas de segurança na prevenção do coronavírus continuam sendo aplicadas com o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social”, conclui Rafael.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul