Zahyra Mattar
Tubarão

A falta de acordo entre os sindicatos dos Lojistas (Sindilojas) e dos Comerciários de Tubarão deverá ser a tônica também do próximo ano. Hoje, o órgão patronal deverá anunciar o calendário e os horários especiais do comércio para 2011.

Tudo dependerá do que será proposto, mas o ano que vem deverá ser envolto em idas e vindas entre os órgãos. O presidente interino do Sindilojas, Fernando Soares Nandi, não adiantou quais as resoluções serão votadas.
Especula-se que uma delas será deixar o horários de Natal de 2011 ainda maior: a ideia é começar no dia 2 de dezembro até as 22 horas e abrir na segunda e na terça-feira de Carnaval.

A presidenta do Sindicato dos Comerciários, Elizandra Rodrigues Anselmo, antecipa: se as sugestões forem estas, não haverá acordo. “Eles querem competir com o shopping. São medidas absurdas, que impedem o direito adquirido dos trabalhadores”, avalia Elizandra.

Horário de Natal deste ano está definido

O horário de Natal do comércio de Tubarão está definido. O Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) local não discutirá mais nenhuma proposta relacionada ao assunto com o Sindicato dos Comerciários. A informação foi confirmada ontem ao Notisul pelo presidente interino da entidade, Fernando Soares Nandi.

A indefinição e falta de acordo entre o Sindilojas e o Sindicato dos Comerciários geraram dúvidas entre os próprios patrões, funcionários e consumidores. Na loja Básica e Cia, por exemplo, a vendedora Denise Pereira Antonio ainda aguardava ontem uma confirmação dos gestores quanto ao horário de Natal.

O movimento também não é o esperado para o período. Muitos consumidores aguardavam a decisão para fazerem a sua programação de compras. “Esperamos que o movimento triplique com o período natalino. Muitas pessoas de outras cidades vêm para cá. Quanto ao horário, é uma questão de costume. É bem corrido, mas também é gratificante”, avalia Denise.

Os lojistas não associados ao sindicato propuseram horários diferenciados e, se desejarem, podem funcionar dentro do que consideram melhor. Ninguém será obrigado a seguir as regras do Sindilojas.

Natal: Horário oficial de Tubarão
♦ O horário especial proposto pelo Sindilojas começa a valer no próximo dia 3.
♦ De segunda a sexta-feira, as lojas abrirão até as 22 horas.
♦ Aos sábados, o atendimento será das 9 às 17 horas.
♦ Nos domingos, será das 16 às 22 horas.