#ParaTodosVerem Na foto, uma sala grande, cheia de computadores e pessoas trabalhando
Setor de tecnologia da informação é um dos que mais têm vagas em Santa Catarina - Foto: Arquivo/Softplan via Fiesc | Divulgação

Oportunidades não faltam para os chamados ‘profissionais STEM’, ou seja, aqueles que atuam em áreas como ciência de dados, tecnologia, informática, engenharias e matemática. Mesmo com salários atrativos – a remuneração média inicial é superior a R$ 4,7 mil, duas vezes e meia maior do que as demais ocupações, segundo análise do Observatório Fiesc – é difícil contratar profissionais nestas áreas porque falta qualificação. O setor de tecnologia da informação é um dos que mais têm vagas e preencher esses postos de trabalho tem sido desafiador para as mais de 17 mil empresas.

Conforme um mapeamento de vagas feito pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), realizado em 2021, estima-se que mais de 16 mil vagas serão demandadas por empresas de tecnologia de Santa Catarina até 2023. “Em faturamento, o setor de tecnologia do Estado é o sexto maior do país, o que comprova a relevância catarinense no ambiente tecnológico. Há um vasto campo de atuação e formar profissionais nestas áreas é fundamental para assegurar nossa capacidade de inovar e de competir”, frisa o diretor-regional do Senai, Fabrizio Machado Pereira.

Cursos vêm sendo oferecidos pela entidade para superar essa barreira, inclusive com capacitação a distância, ampliando o acesso ao ensino superior em todo o país. “Somos protagonistas de um projeto ambicioso e comprometido com a ampliação do acesso à graduação no país por meio da plataforma UniSENAI Digital. Desenvolvemos formações customizadas para atender à crescente demanda por profissionais na indústria”, acrescenta Pereira. Em Santa Catarina, são oferecidos três cursos: análise e desenvolvimento de sistemas, ciência de dados e inteligência artificial e sistemas para internet.

“Inicialmente, os cursos terão foco no setor de TIC, entretanto vamos expandir a oferta de cursos para outras áreas do conhecimento de forma gradativa”, adianta o gerente do campus Florianópolis do Centro Universitário do SENAI, Fabricio Bittencourt. As inscrições para estas formações seguem até esta sexta-feira (29), exclusivamente pela internet. A UniSENAI.Digital reunirá cursos de graduação e pós-graduação para quem busca um ensino flexível com metodologias inovadoras, currículo atualizado com as demandas do mercado e excelência acadêmica. Nas graduações, as aulas são on-line e as avaliações presenciais, nos polos dos estados. Já as pós-graduações são 100% on-line, com a possibilidade de imersões presenciais.

Fonte: Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul