#Pracegover foto: na imagem há uma mulher com roupa branca, um quadro, a imagem de uma santa
#Pracegover foto: na imagem há uma mulher com roupa branca, um quadro, a imagem de uma santa

A advogada Claudia da Silva Prudêncio foi eleita a nova presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional de Santa Catarina. A votação foi realizada nesta quinta-feira (25) das 9 às 18h, em diversos municípios do Estado. Ela recebeu 12.797 votos o que corresponde a 47,51% dos votos válidos.

Ela assumirá a presidência em janeiro de 2022, e deverá ficar à frente da OAB/SC até dezembro de 2024. Claudia tem 45 anos, é casada, mãe de duas filhas e há mais de 20 anos é sócia-fundadora de um escritório de advocacia em Florianópolis. A operadora do direito é a atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC).

A escolha de Cláudia para o triênio (2022, 2023 e 2024) marca a aprovação dos advogados quanto à atual gestão. A presidente eleita prometeu dar continuidade aos projetos e trabalhos encabeçados pelo futuro conselheiro, Rafael Horn e atual presidente da OAB/SC.

Foram 28.500 votos na eleição, com comparecimento de 89,87% dos eleitores aptos a votar. Hélio Rubens Brasil recebeu 8.320 e 30,89% dos votos válidos, Vivian de Gann 4.352 e 16,16% e Gabriel Kazapi 1.466 e 5,44% disputavam estas eleições da seccional catarinense da Ordem. Os quatro grupos candidatos disputaram a preferência dos profissionais do Direito apresentando múltiplas propostas de melhorias e inovações na entidade.

Nas subseções do Sul do Estado, foram eleitos Pátila Vandresen de Souza que comandará a OAB de Braço do Norte, Natacha Caroline Figueiredo Pause estará à frente da presidência em Garopaba, Pierre Vieira Roussenq em Imbituba e Laguna, o advogado Matheus Carpes Lameira foi eleito presidente.

Em Tubarão, maior cidade da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), o advogado João Batista Blasius foi reeleito para o triênio 2022/2024. Na 6º Subseção, João Batista disputou o pleito contra a advogada Marimélia Martins. A 6ª Subseção da OAB  abrange os municípios de Armazém, Capivari de Baixo, Gravatal, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão e Tubarão.

Para presidir a Caasc (Caixa de Assistência dos Advogados), foi eleito o advogado Juliano Mandelli, atual tesoureiro da OAB do Estado. O atual presidente da Seccional, Rafael Horn, foi escolhido como conselheiro federal.

Diretoria eleita para a OAB/SC (2022/2024):
Presidente: Claudia Prudêncio (Florianópolis)
Vice-presidente: Eduardo Mello (Florianópolis)
Secretária-geral: Teresinha Erbs (Blumenau)
Secretário-geral adjunto: Thiago Degasperin (Chapecó)
Tesoureiro: Rafael Búrigo (Criciúma)
Tesoureira-adjunta: Caroline Rasmussen (Florianópolis)
Diretora-geral da ESA: Fernanda Sell (Itajaí)
Coordenador-geral das comissões de trabalho: Pedro Cascaes (Blumenau)

Diretoria eleita para a CAASC (2022/2024):
Presidente: Juliano Mandelli (Balneário Camboriú)
Vice-presidente: Herta de Souza (São José)
Secretário-geral: Rodrigo Goetten (Lages)
Secretária-geral adjunta: Elisangela Schaitel (Joaçaba)
Tesoureiro: Erivelton Filetti (Tubarão)

Conselheiros federais eleitos por SC:
Rafael Horn (Florianópolis)
Pedro Miranda (Florianópolis)
Maria de Lourdes Bello Zimath – Tuty (Joinville)
Gisele Kravchychyn (Florianópolis)
Rejane Sanchez (Florianópolis)
Gustavo Pacher (Jaraguá do Sul)