#pracegover Na foto, imagem de um hospital de Florianópolis com pacientes graves à espera de um leito de UTI
Foto: Reprodução CNN Brasil/ Divulgação

A partir desta terça-feira Santa Catarina vai começar transferir pacientes com Covid-19 para outros Estados. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) neste momento 16 pacientes serão levados para o Espirito Santo.

O transporte será feito de Chapecó, no Oeste, para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no município de Serra, região metropolitana de Vitória.

A decisão foi tomada depois que os leitos de UTI Covid-19 adulto chegaram a 98,63% de ocupação em Santa Catarina e há mais de 200 pacientes esperando por um leito de tratamento intensivo

De acordo com o secretário da SES, André Motta Ribeiro, a prioridade será os pacientes internados no Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó, com indicação de transferência para UTI. A região tem a situação mais preocupante no estado, com 136 pessoas na fila de espera.

Os pacientes serão transferidos ao longo desta terça-feira por aviões do Batalhão de Operações de Aéreas (BOA) e uma empresa terceirizada contratada.

Até esta segunda-feira a ocupação de leitos de UTI no Espírito Santo era de 75,65%, de acordo o Governo do Estado, que já recebeu 30 pacientes de Rondônia e 36 do Amazonas.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul