Com mais uma confirmação pela Secretaria Municipal de Saúde neste sábado (6), Imbituba passa a ter 52 casos da Covid-19. O novo registro trata-se de um homem, de 44 anos, morador do bairro Guaiúba. Ele contraiu a doença por transmissão comunitária. O paciente está em isolamento domiciliar.

Com a atualização dos dados, a cidade portuária totaliza 37 casos recuperados, 11 suspeitos e 333 descartados. Não há registro de óbito no município. Os dados do coronavírus são atualizados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, que pode ser consultado a qualquer momento.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou no dia 11 de março situação de pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). No início da doença, não existe diferença quanto aos sinais e sintomas de uma infecção pelo novo coronavírus em comparação com os demais vírus. Por isso, é importante ficar atento às áreas de transmissão local.

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto no final de 2019 após casos registrados na China. O número de casos registrados mobilizou organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento.

O diagnóstico do novo coronavírus é feito a partir da indicação de caso suspeito nos serviços de saúde, quando é coletada uma amostra de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). As análises ocorrem no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, (Lacen/SC), Fiocruz (RJ), laboratórios particulares e testes rápidos.