#Pracegover Na foto, Dubai sob chuva criada por tempestade artificial
Foto: Reprodução

A cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, tem enfrentado temperaturas superiores a 50ºC há dias. E pelo que parece não há sinal da chegada de chuva para diminuir o calor intenso. Dubai está situada em região desértica e recebe em média menos de 10 centímetros de chuva por ano.

Para amenizar os efeitos das altas temperaturas, que castiga a região, o Departamento de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos iniciou nesta semana a produção de tempestades artificiais.

Os temporais foram criados com a ajuda de centenas de drones que despejaram produtos químicos na atmosfera e criaram nuvens carregadas. Depois os equipamentos liberaram cargas elétricas nas nuvens, fazendo com que elas se aglutinassem até a formação de chuva.

Segundo cientistas dos Emirados, a estratégia funcionou e as chuvas têm caído sobre a região com força, num fenômeno semelhante às monções que desabam anualmente sobre a Índia.

A técnica de semeadura de nuvens não é novidade, foi criada por cientistas americanos na década de 1940. Inicialmente, ela consistia em bombardear a atmosfera com partículas sólidas, geralmente sal ou iodeto de prata, para estimular a precipitação em regiões sujeitas a estiagens.