Tubarão

Foram colocadas nesta terça-feira (10), as primeiras duas vigas que darão forma à passarela de concreto sobre o rio Tubarão em frente à Unisul. As peças pré-moldadas vieram de Araucária/PR e a chegada dos caminhões e içamento sobre as colunas e cabeceiras exigiram uma operação especial que chamou a atenção de dezenas de pessoas durante todo o dia.

As carretas especiais que fizeram o transporte das vigas deixaram Araucária por volta das 6 horas de segunda-feira (9) e chegaram a Tubarão no final do mesmo dia. A expectativa era estacionar os veículos nas imediações do canteiro de obras em seguida, mas essa manobra precisou ser adiada para a manhã seguinte (terça-feira) por conta da intensa movimentação do trânsito na beira-rio, na margem direita e outras questões burocráticas.

Nesta terça-feira (10), foi possível fazer o descarregamento e início da colocação da primeira viga a partir da margem direita. Os trabalhos iniciaram pouco depois das 9 horas e se prolongaram até quase o meio-dia. Somente a manobra de marcha à ré da carreta na avenida Marechal Deodoro até o canteiro de obras nas margens do Rio Tubarão demorou quase 20 minutos.

Foram necessários dois guindantes para a colocação das peças pré-moldadas, cada uma com 28 metros de extensão e 28 toneladas. A grandiosidade da operação atraiu alguns moradores para perto do canteiro de obras e também olhares curiosos de quem passava pela ponte pênsil ao lado.

“Esperamos até o mês de maio, no aniversário da nossa cidade, poder entregar mais essa obra tão aguardada por milhares de tubaronenses, em especial ciclistas e cadeirantes”, destacou o prefeito Joares Ponticelli, que acompanhou parte dos trabalhos durante a tarde.

Nesta quarta-feira (11) as outras duas vigas serão colocadas. Nos próximos dias chegarão as outras oito vigas.