O Colégio Militar de Laguna promove nesta quarta-feira (5) um evento de boas-vindas para os primeiros alunos. A cerimônia será no Núcleo Jerônimo Coelho, no Centro Histórico da cidade às 13 horas, onde acontecerão as aulas.

Neste ano o colégio vai funcionar com  duas turmas de sexto ano fundamental, formadas por 70 alunos. A diferença entre o ensino militar e a escola tradicional está na inserção de conteúdos relacionados com a Polícia Militar (mantenedora do colégio) e a valorização da disciplina e hierarquia.

As aulas começam no dia 10 de fevereiro, igualmente o calendário escolar da rede estadual de ensino, porém, no dia 5 já começam a frequentar o espaço para adequação e conhecer a didática e regras.  

Os alunos usarão dois tipos de uniformes, na cor cinza, sendo um de tergal e o outro agasalho, como já utilizados nos quatro Colégios em atuação. Os pais ou responsáveis devem providenciar os uniformes e também apostilas. 

O programa das disciplinas é o mesmo estabelecido pela Secretaria de Estado da  Educação (SED) para as escolas do Estado. Os diferenciais aplicado no Colégio Militar são questões sobre a metodologia de ensino militar, do qual contempla a disciplina de Instrução Geral de Polícia (IGP) que abrange toda a parte de militarismo, como aulas de direitos humanos etc.

O corpo docente da Colégio Militar  é composto por professores da rede estadual e parte da  equipe da direção será composta por militares de carreira e, possivelmente, civis,como psicopedagogas.