#Pracegover foto: na imagem há quatro homens e equipamentos
#Pracegover foto: na imagem há quatro homens e equipamentos

A cada segundo, mais de 360 litros de água passam pela Estação de Tratamento da Tubarão Saneamento. Com essa entrada constante, a equipe de eletromecânica passou a analisar a possibilidade de converter energia hidráulica em elétrica. Já em operação, a estrutura geradora consegue abastecer uma estação de recarga de celulares, usada pelas equipes operacionais da concessionária.

“O trabalho é resultado da sinergia da equipe e do incentivo da empresa para as boas práticas. Estamos constantemente otimizando nossas rotinas, optando por iniciativas que evidenciam o compromisso com as pessoas e com o meio ambiente”, conta o coordenador operacional Jorge Loffi Corrêa.

Não é novidade que a conta de energia tem ficado cada vez mais cara nos últimos tempos. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a estiagem que afeta essas áreas produtoras é a mais severa dos últimos 91 anos, ocorrendo o aumento do preço e custos de produção.

“Se temos a possibilidade de gerar energia a partir da própria Estação de Tratamento de Água, principalmente aproveitando uma etapa de um processo que já ocorre – iniciativa que nunca vimos em outras ETAS – precisamos incentivar o uso e reconhecer o belo trabalho das equipes, engajadas no propósito da empresa”, destaca o diretor da Tubarão Saneamento, Wagner Souza.

Segundo Jorge Loffi Corrêa, o próximo passo é continuar estudando a capacidade de ampliação do sistema e incentivar outras inovações. “A Roda D’água, como chamamos inicialmente, foi uma grata surpresa, que tem nos instigado a buscar novas alternativas e oportunidades de melhorias”, completa.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Tubarão Saneamento