O Cocreation Lab CTC UFSC está com 15 vagas abertas para Alunos, Professores ou Servidores Técnico-Administrativos (STAEs) de qualquer campi da universidade: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Curitibanos, e Joinville. O programa incentiva o empreendedorismo, dando cinco meses de mentorias, palestras, workshops, networking e tudo que é necessário para transformar uma ideia criativa em um plano de negócios. As inscrições iniciam nesta segunda-feira, dia 21 de março e encerram no dia 24 de abril de 2022. O edital está disponível pelo site: ctc.ufsc.br/cocreation

O Cocreation é a maior pré-incubadora de ideias do Brasil. O programa oferece aos participantes a metodologia TXM Business, desenvolvida e testada para fazer com que ideias virem negócios. “Todos sabemos da excelência da produção acadêmica da UFSC. No entanto, precisamos que as ideias inovadoras que circulam dentro da universidade se expandam para além dos muros e cheguem até à comunidade. Esperamos que os possíveis empreendedores participem do edital e contribuam para o mercado com iniciativas inovadoras”, diz o professor Luiz Salomão Ribas Gomez, idealizador do CocreationLab.

O programa já formou duas turmas no CTC do campus de Florianópolis. A primeira turma teve projeto selecionado para o Miditec, programa de incubação da ACATE em parceria com o Sebrae SC: a Mobway, que conecta montadoras aos prestadores de serviços digitais para que eles possam utilizar dados produzidos pelos veículos em suas soluções. Ela foi uma das cinco startups selecionadas e desenvolveu sua ideia dentro do Cocreation Lab CTC UFSC.

“Participar do Cocreationlab foi muito importante, pois nos ajudou a encontrar o problema certo e validar nossa solução no mercado. Agora, será a fase de consolidar a solução junto às principais montadoras brasileiras”, diz Artur Andrade, CEO da Mobway.

“É uma enorme satisfação para a Direção do CTC o início de mais uma turma da parceria com o Cocreation. A criatividade e o espírito inovador dos nossos alunos e alunas tem sido um grande sucesso e orgulho para todos nós”, comenta o professor Edson De Pieri, Diretor do Centro Tecnológico.

O professor Armando Albertazzi, do Departamento de Engenharia Mecânica, participou da segunda turma do programa, que encerrou no início de março de 2022. “Hoje sou uma pessoa que pensa diferente. É uma experiência que recomendo fortemente aos meus alunos, orientados e colegas de UFSC que têm dentro de si aquela sementinha de fazer diferente”, comenta. “Meu objetivo foi desenhar um caminho para levar para o mercado uma tecnologia que desenvolvemos na UFSC ao longo dos últimos anos. Nessa trajetória aprendi sobre a cultura dos empreendedores, pessoas fortemente proativas, que destilam oportunidades de onde a maioria só enxerga problemas, que criam suas próprias trilhas para avançar de forma calculada em terrenos desconhecidos, que não têm medo de pensar diferente, de transformar o mundo, de ousar e de arriscar. Tudo isso sem tirar o pé do chão”, conclui o professor.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: UFSC