#Pracegover Na foto, escritório com várias mesas e cadeira e pessoas trabalhando
Foto: Banco de imagens Freepik

Para estimular o ecossistema de inovação e ajudar a tirar projetos do mundo das ideias, a pré-incubadora Cocreation Lab Casa da Cidade está com inscrições abertas em Tubarão. Empreendedores interessados em desenvolver suas ideias de negócio podem se inscrever entre os dias 4 de maio e 6 de junho pelo site. O programa é gratuito e projetos nas áreas de inovação para a saúde, cidades inteligentes (smart cities) e energias renováveis ganharão pontuação extra na etapa de avaliação.

A pré-incubadora está presente na cidade do Sul do Estado por meio de uma parceria entre a prefeitura e o Sebrae Santa Catarina. A abertura do espaço está prevista para o dia 28 de junho e serão selecionados até 15 projetos. Depois, os participantes ganharão suporte para transformarem suas ideias em negócios, por meio de consultorias, mentorias e assessorias, tudo gratuito. Na sequência, os projetos estarão prontos para serem incubados ou receberem investimento.

“Estamos contentes em abrir mais uma turma em Tubarão, cidade com muito potencial para inovação e novos negócios. Esperamos que os futuros empreendedores contribuam com projetos e ideias criativas para a região”, comenta o professor da UFSC Luiz Salomão Ribas Gomez, criador da pré-incubadora Cocreation Lab, considerada o maior programa de pré-incubação do país.

“Nós sabemos que o fator criatividade é fundamental no desenvolvimento de um ecossistema, que é a base para a inovação. O Cocreation Lab, com uma metodologia muito clara e plataforma intuitiva, contribui com esse desenvolvimento pois conseguimos envolver atores e setores diferentes dos tradicionais do meio, geralmente voltados a empresas de tecnologia. Com a pré-incubadora nós conseguimos atingir outros públicos e por isso ela tem exercido um papel fundamental nesse trabalho”, comenta o secretário de desenvolvimento econômico Giovani Bernardo.

“O Cocreation Lab é uma iniciativa que tem como objetivo transformar ideias da economia criativa em negócios. Estamos observando uma aderência muito forte aos novos modelos de negócios com o atual momento de transformação digital, e com vistas nesse cenário, entendemos ser muito importante apoiar esses empreendedores”, diz Juliana Ghizzo, analista de projetos do Sebrae/SC.

O Cocreation Lab Casa da Cidade tem foco em pessoas residentes na cidade, mas podem se inscrever pessoas de outras cidades e com projetos em outras áreas.

Cocreation Lab ultrapassou fronteira de SC em 2021

A primeira unidade da pré-incubadora foi aberta em Florianópolis em 2016. Desde então, o Cocreation Lab chegou a 20 cidades do Estado, em parceria com prefeituras, Fapesc, Sebrae, ACI – Associação Catarinense de Imprensa, instituições sociais e universidades. Em 2021, vai ampliar a atuação em Santa Catarina, com abertura de novas unidades e novos editais nas cidades já contempladas pelo projeto.

Em janeiro, o programa anunciou que novas unidades de seu ecossistema de inovação seriam criadas no Distrito Federal e Entorno para ajudar futuras startups da região a desenvolverem e colocarem todas suas ideias no papel. A realização das novas unidades vem de uma parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), com apoio da Universidade de Brasília – através do Parque Científico e Tecnológico PCTEC/UnB e do CDT (NIT DA UnB) – e do Instituto Federal de Brasília. O programa será sediado em quatro espaços de cocriação nessas instituições de ensino e as inscrições já estão abertas.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul