O governo municipal de Cocal do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, informou na tarde desta quinta-feira (9) o primeiro caso confirmado de paciente com covid-19 na cidade. Trata-se de um homem de 61 anos que está internado no Hospital São José, em Criciúma.

Segundo a secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez, o paciente é do grupo de risco e possui outras comorbidades. “Ele está internado desde o último domingo (5). Conforme informações que tivemos da equipe hospitalar, ele passa bem até o momento, ou seja, não esta fazendo uso de oxigênio, possui sinais vitais normais e reagindo bem a medicação, graças a Deus. A partir de agora os cuidados devem ser redobrados por todas as pessoas, principalmente quando estiverem fora de casa. Por isso pedimos para que todos façam uso de máscaras e a higienização correta para que possamos aumentar a capacidade de prevenção”, explica.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Gilmara Viel a equipe de saúde já tomou todas às providencias relacionadas ao caso confirmado. “Todos os familiares do paciente estão em isolamento domiciliar e monitorados. Até o momento, eles passam bem. Desde o início da quarentena, Cocal do Sul possui 8 casos suspeitos, sendo um deles confirmado e sete descartados”, salienta.

O prefeito, Ademir Magagnin, pediu novamente que a população siga as orientações de isolamento social para que não haja a proliferação do coronavírus (Covid-19) no município.

“O município vem tomando todas as medidas necessárias para evitar a propagação do coronavírus na cidade, mas precisamos da colaboração de todos. É de grande importância que as pessoas fiquem em casa e saiam somente nos casos de extrema necessidade utilizando máscaras de proteção. As que estão no grupo de risco devem permanecer em suas residências. Este é um assunto sério e estamos muito preocupados. A Prefeitura junto com a Secretaria de Saúde está trabalhando diariamente para combater esse vírus e tem feito esse trabalho de prevenção e conscientização e estamos mantendo a população devidamente informada sobre o que acontece o durante este período”, afirmou o prefeito.

IMPORTANTE

As pessoas que apresentarem sintomas de gripe, febre, tosse persistente e falta de ar nesta sexta (10), sábado (11) e domingo (12) devem procurar pela Unidade de Referência em Saúde, das 8h às 18h. Após esse horário, o paciente em caso de extrema necessidade deverá procurar pelo hospital.

Foto ilustrativa