Zahyra Mattar
Tubarão

Se todo o planejado para a Amurel sair do papel nos próximos 365 dias, a região literalmente vai “virar do avesso”, com a permissão do trocadilho popular. Em 2009, muitas sementes de esperança foram plantadas. A maioria já transformou-se em muda e certamente dará os primeiros frutos em 2010. Outras ainda estão encubadas, à espera de alguém que as regue.
Obras regionais e nos municípios estão projetas. E não são poucas. Em 2010, o Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna, estará em funcionamento e, em janeiro, o estado e a União assinam o convênio para a abertura da estrada ao empreendimento, a partir da BR-101.

Pelo cronograma do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), a BR-101 estará com 100% das pistas duplicadas (o trecho de Imbituba em maio de 2010, o de Tubarão e Laguna em dezembro). Em dezembro, também deve inaugurar o novo prédio do Presídio Regional de Tubarão. A construção, ampliação, reformas e inauguração de escolas em vários município também integram as metas do estado na Amurel.

Faltou a pavimentação da estrada que liga Orleans a Pedras Grandes e também da Interpraias (SC-100), entre a balsa, em Laguna, e o Camacho, em Jaguaruna, com ramal para o farol de Santa Marta. Itens a cobrar.
E a região ganhou o asfalto que ligará São Martinho à comunidade de São Luís, em Imaruí, a pavimentação da estrada do Pinheiral, em Braço do Norte, da SC-409, entre Grão-Pará a Urubici, e da Estrada do Camacho, em Jaguaruna. Futuras obras a serem fiscalizadas.

A distância entre Laguna e Imaruí também foi diminuída, com a efetivação do antigo projeto da balsa. A obra inaugura no começo de 2010. O momento é para pegar a agenda, anotar tudo e cobrar, fiscalizar! Mas também fazer a sua parte como cidadão. Maravilhoso 2010!

A Cidade Azul vai ficar mais azul

A recuperação e o reconhecimento do professor foi a primeira ação do governo do prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini (PSDB), e está no topo da lista do que ele considera seus grandes feitos em 2009. “No palanque, eu prometi e no primeiro mês de governo eu cumpri minha promessa. Acredito que, se existe algum jeito de fazer alguma revolução neste país, é através da educação. Sem dúvidas, esta foi a grande obra do nosso governo até agora”, valoriza Bertoncini.

Tiveram também muitas obras de drenagem, a pavimentação de 30 ruas e a busca de recursos e apresentação de projetos em Brasília. Já no muro das lamentações, Bertoncini pontua duas questões que queria ter resolvido em 2009, mas tiveram que ser remanejadas para 2010: a obra do Pronto Atendimento (PA) 24 Horas e do canil. “Sai em 2010 com certeza”, promete Bertoncini. Em janeiro, também será assinado o convênio para a construção da esperada Arena Multiuso.

O prefeito projetou também: a pavimentação de mais de 50 ruas, a construção da nova escola Maria Emília Rocha (no bairro Recife); a pavimentação de mais 2,5 quilômetros da estrada do Sertão dos Corrêa e início do asfaltamento da rodovia municipal Aggeu Medeiros, a construção da ponte da guarda e a macrodrenagem da margem esquerda do Rio Tubarão.

Tem ainda a construção de mais dois postos de saúde, uma creche e o começo da implantação do Plano Municipal de Água e Esgoto (Pmae). São R$ 180 milhões de investimentos em cinco anos por meio de concessão à iniciativa privada. “Não estou falando de sonhos, mas de coisas possíveis de serem feitas em um ano de governo”, valoriza. E, depois de um 2009 turbulento, é melhor não duvidar!