Priscila Alano
Tubarão

O frio intenso e a elevada umidade do ar colaboraram mais uma vez para que a neve voltasse a cair nas regiões mais altas de Santa Catarina. Os turistas que estavam nas cidades de Urubici, São Joaquim, e Urupema fizeram a festa quando os flocos brancos começaram a cair ontem à tarde.

A probabilidade é que eles tenham sido os últimos a terem o privilégio de conferir o fenômeno. Conforme as centrais meteorológicas do estado, a possibilidade de voltar a cair neve é descartada para os próximos dias.

Mesmo assim, os proprietários de hotéis comemoram o movimento. Mayconn Souza de Liz, proprietário de um estabelecimento em São Joaquim, afirma que a procura por hospedagens aumentou nos últimos dias. “A cidade está cheia de turistas. No meu hotel, por exemplo, não há mais vagas apesar não haver previsão de neve para este fim de semana”, comemora Mayconn.

A serra catarinense foi a mais atingida pela neve. Em São Joaquim, na madrugada de ontem, foi registrado -2,8ºC. Em Urupema, uma camada de 30 centímetros de neve formou-se no Morro das Torres. Em Urubici foi registrado um acúmulo de 15 centímetros no Morro da Igreja.

A previsão é que hoje o sol volte a aparecer em todas as regiões do estado. A massa de ar polar que atuava até então em Santa Catarina, começa a perder força e deixa a temperatura mais agradável no decorrer do dia. As condições de frio, no entanto, devem permanecer neste fim de semana. Ontem, em Tubarão, a diferença entre a temperatura mínima e máxima oscilou pouco: entre 8.9ºC e 13.8ºC, respectivamente. Neste mês já choveu 31 milímetros na Cidade Azul.