Zahyra Mattar
Tubarão

Aos poucos, os motivos que lembram a data mais mágica do ano começam a se destacar em meio a correria do cotidiano. É o clima de Natal que invade a cidade sem pedir licença! Árvores, portais e as luzes, típicas da decoração, já podem ser percebidos e agora é uma questão de dias para que tudo fique totalmente concluído. O Natal Luz de Tubarão será oficialmente lançado no próximo dia 9, com o evento Uniluz, que terá como show principal a cantora Fafá de Belém.

O evento organizado pela Unisul envolverá cerca de 500 pessoas e terá 12 apresentações artísticas. No total, serão 117 minutos de apresentações, que começarão com a Cia de Dança, Terapeutas da Alegria e Coral do Movimento de Irmãos da Catedral. A dupla Alyson e Marília Dutra, a cantora Aline Fernandes, a Bandativa, o Coral Universitário e o Festival Natalino, formado por 300 pessoas, também farão apresentações.

No dia 10 de dezembro, o comércio de Tubarão começa a funcionar em horário especial até as 22 horas, de segunda a sexta-feira. Nos sábados, as lojas ficam abertas até as 17 horas e, domingo, das 16 às 22 horas. Neste mesmo dia, na praça Pery Camisão (ao lado da Casa da Cidade), o Papai Noel chegará para receber as chaves da cidade do prefeito Carlos Stüpp (PSDB). Depois, ocorrerá o Mix Cultural, com atrações variadas até o dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Assim como no ano passado, a Árvore Cantante voltará a ser palco de apresentações. A Casa da Cidade também será novamente transformada na Casa do bom velhinho.

Mérito também às decoradoras

As atividades dos trabalhos das mulheres colaboradoras do Galpão do Natal – Projeto Renascer para o Natal, que confeccionam as árvores natalinas com a reciclagem das garrafas pets, encerraram as atividades. É das mãos dessas dedicadas mulheres que parte da decoração natalina foi feita. Serão instalados 112 pinheiros produzidos com a utilização de 25 mil garrafas pets. A produção deste material envolveu sete mulheres e um pintor, que trabalharam no Galpão do Natal, mantido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão.

Tudo foi coordenado por Maria Aparecida Ribeiro, que há cinco anos ajuda a construir a “fábrica de sonhos”. Além disso, serão colocados figuras gigantes de Papai Noel, trenós e renas em vários pontos da cidade. Os enfeites darão seu colorido especial a toda a avenida Marcolino Martins Cabral, Calçadão, pontes do centro da cidade, Catedral Diocesana, igreja matriz de oficinas, Morrotes, Humaitá centro, delegacia da mulher e Central de Polícia Civil, Centro Municipal de Cultura, Casa da Cidade e Hospital Nossa Senhora da Conceição. A Praça Sete abrigará o presépio natalino.