A direção do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, anunciou no começo da noite desta quinta-feira que as cirurgias eletivas estão suspensas na instituição por tempo indeterminado.

Conforme o comunicado, a medida é necessária por conta do crescente número de casos de Covid-19 em toda a região. O HNSC é o maior hospital catarinense em número de leitos conveniados pela Sistema Único de Saúde (SUS).

A diretoria explica na nota que a manobra é preventiva e visa garantir a segurança dos profissionais que atuam na instituição e assegurar o atendimento de qualidade para as pessoas que buscam a instituições por tratamentos mais urgentes, inclusive Covid-19.

As cirurgias eletivas são procedimentos programados de baixa complexidade e que não são considerados casos de urgência ou emergência. É o caso, por exemplo das cirurgias cosméticas e estéticas, por exemplo.

 

Setor de emergência tem aumento de 50% nos atendimentos
A prioridade do setor de emergência do HNSC é o atendimento de casos de urgência e emergência. Contudo, desde o fim do ano passado o local registra um aumento de 50% nos atendimentos.

A maioria dos casos são situações de baixa complexidade e que podem ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros.

O aumento do setor impacta nos processos de triagem e consultas, assim como na ocupação de leitos de internações.

 

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul