O ano de 2021 será marcado pelas comemorações do bicentenário de Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou Anita Garibaldi, como ficou internacionalmente conhecida. Nascida em 30 de agosto de 1821, no Sul catarinense, recebeu o título de Heroína dos Mundos por ter participado de diversas batalhas, no Brasil e na Itália, ao lado do marido Giuseppe Garibaldi. Lutou na Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), na Batalha dos Curitibanos, em Santa Catarina, e na Batalha de Gianicolo, na Itália.

A participação em importantes episódios da história mundial será lembrada em diversas cidades catarinenses, gaúchas, uruguaias, italianas e de San Marino. Em Tubarão, as festividades iniciaram nesta sexta-feira (7), com a abertura do Circuito online de Contação de Histórias sobre a vida de Anita Garibaldi. A história é contada em capítulos pela professora Adriana Medeiros, que interpreta a personagem Verdolina. A apresentação virtual estará disponível no canal do YouTube da prefeitura de Tubarão e terá episódios novos nos dias 14, 21 e 28 de maio.

A comemoração do bicentenário conta com uma programação variada. As atividades ocorrerão ao longo dos meses de maio, junho, julho e agosto. Tem longa-metragem, exposição temática das obras do artista Willy Zumblick relacionadas à Anita Garibaldi, sarau literário Anita Garibaldi, lançamento do livro Aeroporto Anita Garibaldi, concurso literário, festival gastronômico, entre outras iniciativas.

A programação será encerrada no dia 30 de agosto, com o cerimonial comemorativo ao aniversário de nascimento da heroína Anita Garibaldi, às 10 horas, no Paço Municipal de Tubarão.