Imbituba

Com o foco de proporcionar o acesso às produções premiadas e contribuir para a discussão sobre outras linguagens visuais, a Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, de Imbituba participa de mais uma edição do Circuito FAM de Cinema. A mostra gratuita inicia nesse sábado e se estende até segunda-feira, no Teatro Usina, no centro.

Serão exibidos filmes vencedores no 20º Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), o maior e mais antigo festival de cinema de Santa Catarina. Este já é o sexto ano consecutivo em que Imbituba participa da exibição. “Seguimos o compromisso de ofertar uma mostra de cinema enriquecedora que apresenta aspectos amplos da diversidade cultural”, afirma a bibliotecária Gláucia Maindra.

As exibições incluem filmes de curta e longa metragem, com classificação adulta e infantojuvenil. Este ano, o Circuito FAM continua a ser exibido no Teatro Usina, espaço onde o circuito começou na cidade, em parceria com a Cia. Desmontagem Cênica. A atriz Alessandra Santos, da Cia. Desmontagem, também comemorou a realização do evento. “Este tipo de parceria é importante, pois além de oportunizar a comunidade acesso ao cinema, estamos levando às pessoas a conhecerem um patrimônio histórico da cidade, que é o Teatro Usina”, completa.

O Circuito FAM de Cinema
A mostra constitui um Circuito de exibição alternativo, com a proposta de chegar a diversas cidades catarinenses levando os filmes premiados na edição anterior do FAM para públicos que normalmente não têm acesso às produções de cinema. Mas, a proposta de itinerância dos filmes do festival de Cinema do Mercosul pelo estado já tinha tido início antes. Em 2005, a organização do FAM iniciou ações de exibição até encontrar a melhor forma para fortalecer localmente o cinema independente e oferecer ao público uma programação periódica. O objetivo principal do Circuito é descentralizar e democratizar o acesso às produções de cinema do Mercosul para público diverso, sempre com entrada gratuita.