Podem realizar as doações contribuintes pessoa física que realizam a declaração por deduções legais (completa) e pessoa jurídica que declaram o IR pelo lucro real - Foto: Divulgação

Com a declaração do imposto de renda se aproximando, algumas responsabilidades são solicitadas ao cidadão. É evidente que este compromisso pode não ser satisfatório de se realizar, mas é possível tornar a atividade mais gratificante. Trata-se da doação de parte do imposto devido para fundos que auxiliam pessoas em vulnerabilidade.

A doação para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) é mais conhecida entre a população, mas vale lembrar que também é possível ajudar programas e instituições voltados ao cuidado com o idoso, que funciona de um jeito semelhante. “Ao realizar a doação, a pessoa colabora com a captação de recursos para que sejam realizadas ações, programas e projetos que asseguram os diretos da pessoa idosa”, destaca o diretor-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social de Tubarão, André Fretta May.

Para contribuir, no momento de realizar sua declaração completa, o contribuinte pode optar por abater até 3% do imposto devido, ou ainda direcionar até 3% da restituição, em caráter de doações, para o Fundo Municipal do Idoso. A lista dos fundos que estão habilitados para receber a doação poderá ser encontrada no próprio programa gerador da declaração. Podem realizar as doações contribuintes pessoa física que realizam a declaração por deduções legais (completa) e pessoa jurídica que declaram o IR pelo lucro real.

As informações legais sobre o fundo, no município, são:
Fundo Municipal dos Direitos do Idoso
CNPJ: 32.642.333/0001-00
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 0425
Operação: 006
Conta: 71.034-2

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul