Tubarão

Para cerca de 20 moradores em situação de rua de Tubarão, o Natal chegará mais cedo – isso porque neste sábado a aposentada Nair Rian e os diversos voluntários do Projeto 3:16 (foto ao lado) organizam uma grande ceia para servir todos os homens, mulheres e crianças que irão comparecer ao local da partilha.

De acordo com um dos organizadores do projeto, João Guilherme Lopes, antes da ceia, os moradores em situação de rua poderão tomar um banho na sede da iniciativa e fazer toda a sua higiene. “O que podemos fazer pela sociedade é colaborar com quem precisa. Reconhecer nessas pessoas a sua dignidade, seu valor. Reconhecer nelas o rosto do cristo, pobre, sofredor, que pede a cada um de nós ‘tenho sede, tenho fome’. E na medida do possível, tenta ajudar”, pontua João Guilherme.

No decorrer deste ano tive uma proteção muito grande de Deus. “Ela comentou que sentiu a necessidade de chamar os organizadores do projeto para juntos realizarmos uma ceia de Natal para os moradores em situação de rua. ‘As pessoas têm família e por quê não podem ter um dia especial com casa limpa, alimentos e que tudo isso traga dignidade? Foi desta forma, que ela sentiu a necessidade de ajudar ainda mais”, expõe o jovem.

João Guilherme conta que a ação significa o espírito de Natal com aqueles que não têm lugar. “É uma forma de vivermos realmente o espírito de Natal. Essa é a nossa celebração e a nossa partilha”, enfatiza.

O Projeto 3:16 já existe há seis anos e conta com 25 voluntários. É mantido pela Igreja Assembleia de Deus Independente, com o apoio de empresários e comunidade geral. De acordo com João Guilherme, a iniciativa também acolhe as crianças mais necessitadas da região e realiza ações de impacto nos bairros. O lar de apoio às pessoas em situação de rua e às famílias em vulnerabilidade social está localizado na rua Bernardino Silva, 86, no bairro Monte Castelo, em Tubarão. Para colaborar, as pessoas podem contatar João Guilherme pelo número (48) 99900-4804.