#Pracegover Na foto, aproximação de uma nuvem de tempestade
Foto: Facebook Piter Scheuer

A Defesa Civil de Santa Catarina monitora a chegada de um ciclone extratropical nesta quinta-feira que poderá trazer temporais com ventos de até 100 km/h. De acordo com o órgão, há risco de raios e granizo, com maior chance nas regiões Oeste, Meio-Oeste e Serra.

Nas demais regiões do Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte, segue com sol e aumento das nuvens com possibilidade pancadas de chuva com trovoadas e entre a tarde e noite com risco de temporais severos isolados.

Essa situação do tempo é favorecida pela formação de uma nova frente fria associada a um centro de baixa pressão pela região Sul do Brasil em combinação com o intenso ingresso de ar quente e úmido proveniente da região amazônica em combinação com perturbações de ondas curtíssimas nos níveis médios da troposfera.

“Atmosfera bem dinâmica e bem propícia para a formação de supercélulas (tempestades severas) e linhas de instabilidades”, disse o meteorologista Piter Scheuer.

Mas os ventos já podem ser sentidos a partir desta quarta-feira em todas as regiões. O dia será de sol entre nuvens, temperatura gelada ao amanhecer e amena ao longo do dia. As mínimas ficam na casa dos 3 °C no Planalto Sul e não devem  e as máximas não devem passar dos 21ºC na Grande Florianópolis Litorânea.

Confira as temperaturas para esta quarta-feira (23) nas regiões catarinenses:
Litoral Norte: 14 °C / 22 °C;
Planalto Norte: 8 °C / 17 °C;
Grande Florianópolis Litorânea: 13 °C / 21 °C;
Grande Florianópolis Serrana: 8 °C / 16 °C;
Vale do Itajaí: 13 °C / 21 °C;
Litoral Sul: 13 °C / 21 °C;
Planalto Sul: 3 °C / 15 °C;
Meio-Oeste: 9 °C / 18 °C;
Oeste: 9 °C / 21 °C;
Extremo-Oeste: 11 °C / 23 °C.