A Defesa Civil de Santa Catarina informou, no fim da madrugada desta quinta-feira (5), que o ciclone extratropical que contribuiu para as fortes chuvas no Estado está se afastando em direção ao oceano. Porém, a força de giro em sentido horário provoca rajadas de vento de intensidade moderada e forte no quadrante sul.

A condição deixa o mar muito agitado, com ondas que podem ultrapassar quatro metros de altura entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. O risco é muito alto para ocorrências associadas a ventos intensos, agitação marítima e ressaca nas próximas horas.

Com relação às chuvas, ao longo da madrugada foram observados acumulados em torno de 2 milímetros por hora em áreas do Litoral Sul. O acumulado ficou em cerca de 1 mm por hora em pontos da Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí.

A previsão é de que a chuva cesse nas primeiras horas da manhã, mas o risco ainda é alto para ocorrências como deslizamentos e inundações. Os grandes volumes de precipitação registrados nos últimos dias provocaram o encharcamento do solo e inundações graduais.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: OPC News