Uma nova ciclogênese (formação de ciclone) e outra frontogênese (formação de frente fria) vão ocorrer sobre o Sul do Brasil entre esta terça (6) e o dia 8, e coloca os três estados da Região Sul do Brasil em alerta para temporais.

Um sistema de baixa pressão desloca-se sobre o Rio Grande do Sul (RS), desde o Oeste de SC em direção ao mar a partir de amanhã (7), e intensifica na costa como ciclone extratropical. O sistema deve provocar chuva especialmente nas regiões do Oeste ao Sul de SC, próximas à divisa com o RS, com rajadas de vento de 60 a 80 km/h.

Na noite desta terça e na quarta-feira (7), o ciclone favorece ventos mais intensos no litoral de SC, com aumento na agitação do mar. Apesar da previsão de ventos mais intensos, este evento não deve apresentar a mesma magnitude do último registro de ventos extremos ocorrido em SC no dia 30.

Os ciclones extratropicais
São sistemas frequentes na costa sul do Brasil, causam alagamentos e ressacas, especialmente entre abril e setembro. Em média, nessa época do ano, dois a três ciclones em cada mês se formam no litoral do Uruguai e Sul do Brasil, influenciando as condições de tempo no litoral de SC.

Fontes: Climatempo e Epagri/Ciram
Foto de André C./Divulgação/Notisul

Entre no nosso grupo do telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/Notisul.