#Pracegover Na foto, folhas da árvore balançando por conta dos fortes ventos e da chuva
#Pracegover Na foto, folhas da árvore balançando por conta dos fortes ventos e da chuva

Após semanas de calor intenso em toda Santa Catarina, o sol enfim deu uma trégua e a chuva tem ajudado a refrescar – e a dar uma folga para o ar-condicionado, que trabalhou dobrado nos últimos dias.

Neste domingo (13), a chuva persiste no Estado por causa de um ciclone na costa do Sudeste aliado à umidade e a um sistema de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Chove no Meio Oeste, nos Planaltos Sul e Norte, na Grande Florianópolis e também no Litoral Sul. Porém, é no Vale do Itajaí e no Litoral Norte que a chuva cai com mais intensidade, oferecendo risco de deslizamentos e de alagamentos entre este domingo e segunda (14).

Apesar disso, segundo a Defesa Civil, nenhuma ocorrência relacionada às chuvas foi registrada até a manhã deste domingo. No mapa abaixo, as áreas em amarelo são as com maior risco para alagamentos e deslizamentos:

Em caso de alagamentos, evite dirigir em locais alagados e não entre em contato com a água. Também tome cuidado com crianças perto de rios e ribeirões e evite transitar em pontes submersas.

Tenha atenção à inclinação de postes e árvores e também ao aparecimento de rachaduras em muros e paredes. A qualquer sinal de movimentação de terra ou rochas perto de sua residência, saia do imóvel. Em caso de emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: NDMais