Tatiana Dornelles
Tubarão

Quem decidiu passar o fim de semana chuvoso em uma praia para descansar e desestressar da correria do dia-a-dia, pode até ter conseguido. Mas na volta… Bem, se a pessoa estava em praias com acesso através de estradas de chão batido possivelmente passou por ‘poucas e boas’. Quem transitou pela BR-101 também teve que desviar de alguns buracos (leia mais na página 15).

A chuva, que não deu trégua neste fim de semana, deixou algunas estradas da região intransitáveis. Quem estava no balneário Camacho, em Jaguaruna, quase ficou ‘ilhado’. As estradas de acesso à praia, como a da Madre e Congonhas (quem sai de Tubarão sentido Camacho), estavam repletas de água na pista e lama. Ontem, vários automóveis ficaram atolados nas estradas e tiveram que esperar por ajuda. No sábado à noite, mesmo ruins, as ruas estavam transitáveis.

A estrada do Camacho estava interrompida (sentido balneário a Jaguaruna) devido às obras de pavimentação. Logo, como o acesso para Tubarão estava ruim tanto pela estrada da Madre quanto por Congonhas, os motoristas tiveram que usar um caminho alternativo (estrada da fazenda da Arlete) para chegar a Jaguaruna e, então, seguir até a Cidade Azul pela BR-101.

Hoje
O dia deverá permanecer nublado e com chuva. As temperaturas, no entanto, continuam estáveis. Na região de Laguna e Tubarão, variam entre 17°C a 24°C. Em Imbituba e Garopaba, as mínimas devem ficar em torno dos 18°C enquanto as máximas não devem passar dos 26°C. Amanhã, o sol deverá surgir entre nuvens, mas ainda há previsão de pancadas de chuva na Amurel.

Na quarta e quinta-feira, quando a previsão é de que a chuva cesse, o sol deverá aparecer entre poucas nuvens. Nestes dois dias, as temperaturas devem permanecer estáveis, como no começo da semana: máximas de 23°C e mínimas de 14°C.

Defesa civil emite novo alerta devido às chuvas

Zahyra Mattar
Tubarão

O mau tempo persiste em Santa Catarina neste começo de semana. O tempo ruim continuará associado com trovoadas e risco de temporais em todo o estado, conforme o último boletim da Epagri/Ciram, divulgado ontem. A previsão para hoje ainda é de chuva no litoral sul catarinense, Vale do Braço do Norte e região de Tubarão.

O sol deverá voltar a aparecer amanhã, mas ainda muito timidamente, entre nuvens. Na quarta-feira é esperado um leve aumento nas temperaturas da região. Conforme a Epagri/Ciram, não é previsto chuva. Em Tubarão, o nível do rio colocou a defesa civil do município em alerta. Várias ruas continuam alagadas e boeiros entupidos, especialmente nas áreas mais baixas da cidade.

No estado, houve problemas relacionados à chuva em oito municípios, contabilizando 14 residências danificadas e quatro pessoas desabrigadas. Os registros são de deslizamentos, destelhamentos e alagamentos. Em Lages, o nível do rio Ponte Grande subiu causando o alagamento de quatro residências. Quatro pessoas ficaram desabrigadas. Em Chapecó e em Herval D’Oeste o registro também foi de alagamentos, atingindo uma residência em cada município.

A chuva intensa, seguida de ventos fortes, provocou deslizamentos e destelhamentos parciais em pelo menos três residências de Joaçaba. Problemas de deslizamentos também ocorreram em Capinzal, Catanduvas, Blumenau e Rio do Sul. Em Tubarão e região, nenhum caso relacionado com o mau tempo foi registrado tanto pela Defesa Civil do município quanto pelo Corpo de Bombeiros.