Chuvas na região: Vale do Braço do Norte está em alerta

Wagner da Silva
Braço do Norte

Funcionários das secretarias de obra das prefeituras do Vale tiveram bastante trabalho na manhã de ontem, enquanto a chuva dava uma trégua. Durante o fim de semana, os secretários estiveram em várias comunidades e ouviram moradores. Após a conversa, elegeram as prioridades e, ontem, mesmo sob ameaça de voltar a chover, arregaçaram as mangas e fizeram o que era possível para melhorar o tráfego nas vias de acesso aos municípios.

Mesmo sem registro de desabrigado ou qualquer problema mais grave, como era previsto, moradores mantêm o alerta em todo o Vale de Braço do Norte devido ao risco de novas chuvas. O secretário de desenvolvimento regional em Braço do Norte, Gelson Luiz Padilha, diz que em quase todas as estradas estaduais pertencentes a 36ª SDR houve queda de barreira. “Estamos com o pessoal mobilizado para desobstruir estas estradas e dar condições de tráfego”, garante.
Apesar das chuvas, a região ainda não foi afetada, mas possui pessoal de prontidão se houver necessidade. “Como a região permanece de certa forma tranquila, estamos com pessoal trabalhando nas estradas. Mas se a prioridade recair sobre os municípios, daremos suporte necessário”.

O estado de emergência em Santa Catarina fez o presidente da assembléia legislativa, Julio Garcia (DEM), cancelar o principal evento de ontem. Por volta de 11 horas, uma nota divulgava o cancelamento da sessão solene de concessão da comenda do legislativo catarinense, agendada para às 19h30min de ontem. Neste evento, a Associação de Apoio ao Adolescente (Assacad) – Casa Lar receberia a outorga da comenda, homenagem aos destaques do ano. O tempo deve melhorar a partir de quarta-feira, permanecendo ‘bom’ até sexta-feira.

Em Braço do Norte, melhorias realizadas antes das chuvas sustentam as estradas
As melhorias feitas em algumas estradas de Braço do Norte, antes de iniciar o período de chuvas, que já dura mais de 60 dias no estado, garantiu uma boa condição das estradas. Apesar de, neste momento, estarem danificadas, o tráfego é normal, mas os motoristas devem estar atentos, alerta o secretário de obras da prefeitura de Braço do Norte, Antenor José Pavei.

Durante a manhã de ontem, período em que a chuva deu uma trégua, máquinas e funcionários estiveram espalhados pelo município, desobstruindo vias, tubulações e melhorando acessos. O transporte escolar não foi afetado e as aulas permanecem normais em todo o município.

Já em São Ludgero, o secretário de obras da prefeitura, Bertino Hobold, lamentou as chuvas. Em vários locais onde as estradas haviam recebido melhorias o serviço deverá ser refeito. Vários deslizamentos foram registrados, interrompendo o acesso de algumas localidades ao município.
O secretário afirma que as prioridades no trabalho da secretaria são justamente estes acesso, já que afetam o escoamento da produção. Apesar dos estragos, o transporte escolar permanece normal.

O dia ontem iniciou com visitas em Grão-Pará, o mais afetado pelas águas nos últimos tempos. O prefeito Amilton Ascari, o Breca, passou o dia vistoriando os locais mais afetados pelas chuvas. Em grande parte das estradas, o tráfego de veículos de pequeno porte ainda não é possível.

No acesso à comunidade de Rio Valter, a deslizamento de uma barreira deu trabalho à equipe da prefeitura. Mesmo com a retirada da terra, o trecho permanece interditado. Em Capivaras, acesso a Aiurê, a administração espera há mais de 60 dias um período de sol para poder realizar a obra nas cabeceiras da ponte recém-construída, que permanece sem trafego. Alagamentos, trechos danificados e atoleiros foram registrado em praticamente todas as comunidades.