Tatiana Dornelles
Tubarão

Para ajudar os desabrigados e desalojados do norte de Santa Catarina, inúmeras pessoas resolveram ‘mexer’ no guarda-roupas e no armário da cozinha para separar tudo o que pode doar. Outras trabalham incasavelmente no ginásio municipal Paulo Jacob May, em Tubarão, na triagem dos donativos que chegam no local. Ontem, dois caminhões saíram rumo ao norte, um deles cedido pela Magazine Luiza.

O pequeno Guilherme Teleginski da Costa, 10 anos, é lobinho do 9º Grupo Escoteiro Tubarão e deixou as brincadeiras de lado, típicas da idade, para auxiliar na triagem realizada no ginásio. “As pessoas de Blumenau perderam tudo. As famílias precisam de roupas, alimentos. Estamos, de alguma forma, ajudando estas pessoas. Nosso lema é ‘sempre alerta’, por isso demonstramos nossa solidariedade”, explica Guilherme. Para o também lobinho Alef Emerich Vieira, 10 anos, vale a pena todo o trabalho e esforço. “Estou fazendo minha boa ação ao ajudar as pessoas que perderam tudo. Vale a pena vir auxiliar”, admite.

Nove agentes comunitárias do posto de saúde do bairro Dehon também tiraram o dia para ajudar na triagem. “É o mínimo que podemos fazer. Tubarão já passou por isso e conseguiu se reerguer. Estamos todos com este espírito solidário”, conta a agente comunitária Juceneide Crocetta Gadzinski de Sousa.

Ontem à tarde, um grande número de voluntários compareceu ao ginásio para ‘arregaçar as mangas’ e trabalhar na separação dos materiais. A turma de guarda-vidas em formação no Corpo de Bombeiros trabalhou no local de manhã. Bombeiros também estiveram o dia inteiro no local. Quem quiser doar, basta levar os donativos no ginásio. No caso das doações que necessitam de transporte, as pessoas devem ligar ao telefone 153, que um caminhão fará o recolhimento.

Para doar…
Produtos de higiene pessoal: sabonetes, escovas de dente, creme dental, rolos de papel higiênico, caixas de cotonetes, xampus, pentes, toalhas de rosto, pacotes de absorventes e fraldas geriátricas.
Produtos de limpeza: vassouras, rodos, panos de chão, baldes, sabão em pó, água sanitária e sacos de lixo (50 e 100 litros).

Para as crianças e bebês: mamadeiras com bicos, fraldas e brinquedos.
Outros materiais: velas, fósforos, travesseiros, cobertores, pratos e copos de plástico, talheres, colchões, lonas plásticas e sacos de plástico (3 e 5 litros).