Wagner da Silva
Braço do Norte

Lacticínios do Vale do Braço do Norte e Armazém uniram forças para amenizar a tragédia que assola o norte do estado. Até o momento, oito caminhões tanque estão confirmados para transportar água potável para a região de Blumenau. A princípio, a carga com 100 mil litros d’água deve ser encaminhada segunda-feira para hospitais e locais de armazenagem de água.

A iniciativa partiu do médico veterinário da Cidasc, José Alves da Silva, que entrou em contato com os proprietários de lacticínios e com as empresas Água da Serra e Água Mineral Gravatal para disponibilizar a água e o transporte. “Devido à dificuldade, o momento de colaborar é agora. Em contato com estas pessoas, o apoio foi unânime. Devem fazer a coleta mais cedo e encaminhar os caminhões aos postos de abastecimento. A situação é trágica e qualquer apoio que a região de Blumenau receber será bem-vindo”, enfatiza.

A intenção era sair sábado, mas a polícia orientou para evitar viagem no fim de semana. “Informaram que há diversos problemas, como estradas em meia pista, o que pode atrapalhar a chegada aos locais da tragédia. Optamos por segunda e estaremos com escolta da polícia para que a água potável, uma das maiores necessidades, chegue o mais rápido possível”, destaca. Os caminhões, de preferência, devem vir higienizados para o abastecimento.

Além da disponibilizar a água para os tanques, a empresa Água da Serra enviará fardos com água mineral e roupas. Segundo o diretor, Adejair Godoy Ilha, cestas básicas seguirão para depósitos afetados de distribuidores da empresa. “Este sentimento é muito forte e o gesto solidário é considerado maior. São pessoas próximas, colaboradores da empresa atingidos, que perderam tudo. Desde sábado passado, não conseguimos mandar suprimentos à região”, ressalta.
Os tanques, com dez mil litros, levam dez minutos para estarem cheios. O comboio deve sair por volta de 9 horas de segunda.

Outras empresas
Ajuda aos desabrigados
Outras empresas mobilizam-se para enviar mantimentos para a região de Blumenau e Vale do Itajaí.
• Outros proprietários de caminhões tanque que quiserem ser solidários devem entrar em contato com o médico veterinário José Alves da Silva, pelos telefones (48) 3658-2257, 3658-3150 ou 99229532.
• Quem quiser fazer doações, como alimentos, roupas, produtos de limpeza, devem procurar o Corpo de Bombeiros ou a Cruz Vermelha, no salão paroquial de Braço do Norte. • Lacticínios que participam: Áurea Alimentos e Lacticínios; Darolt; Fortuna; Della Vitta; Becker; D’Nona e Wagner.