#PraCegoVer Na foto, carros sobre uma ponte
Ponte do bairro Santa André foi liberada para o tráfego de veículos e pedestres na noite desta quinta-feira (5) - Foto: Prefeitura de Capivari de Baixo | Divulgação

Um corpo técnico formado por arquitetos e engenheiros do Departamento de Planejamento Urbano, da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Segurança Pública da Prefeitura de Capivari de Baixo e da Defesa Civil local realizaram uma ampla vistoria na ponte do bairro Santo André, na avenida Nilton Augusto Sachetti, entre a Fucap e a Diamante Energia (apenas referências) no início da noite desta quinta-feira (5). A passagem ficou completamente submersa com o aumento do nível do Rio Capivari e estava interditada. Até o fim da tarde, o único acesso ao município era pela BR-101. Uma rachadura foi observada em uma das cabeceiras. Segundo o secretário de infraestrutura, Adam Dutra Machado, a avaria não apresenta riscos para motoristas e pedestres.

“Um engenheiro especialista em pontes fará uma avaliação complementar nos próximos dias. Mas a estrutura está firma e não há risco de desabamento”, atesta. O bairro Santo André foi o mais atingido pelas chuvas dos últimos dias. Pelo menos 30 famílias ficaram desalojadas. Seis delas, somando 26 pessoas, continuam abrigadas no Ginásio Juan Manuel da Silva desde a noite de quarta-feira (4). Os motoristas que utilizarem a pontem, devem diminuir a velocidade e prestar atenção na sinalização, pois o acesso no sentido Capivari-Tubarão é feito em meia pista. Além disso, ainda há pontos de alagamentos na avenida Nilton Augusto Sachetti.

A Guarda Municipal e Polícia Militar seguem efetuando a segurança do local e rondas ostensivas pelo bairro. As ruas estão com muita lama e restos de galhos, lixo e outros resíduos orgânicos. Desde a tarde desta quinta-feira (5), equipes da Prefeitura fazem a limpeza do local. O serviço será retomada na manhã desta sexta-feira (6). O Centro de Educação Infantil (CEI) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro também ficaram alagados. Os danos ainda não puderam ser contabilizados. As duas estruturas serão avaliadas por técnicos da Prefeitura e da Defesa Civil antes de serem reabertas. No interior, muitos agricultores na região dos bairros Caçador, Ilhotinha e Vila Flor tiveram prejuízos em suas plantações.

Fonte: Defesa Civil e Prefeitura de Capivari de Baixo
Edição: Zahyra Mattar | Notisul

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul